Foi realizado na manhã desta terça-feira (30), o 3° Intercâmbio entre os idosos de Gurupi e Cariri. A programação, realizada pelas Prefeituras dos dois municípios ocorreu na Unidade de Lazer dos Servidores de Gurupi (Uniclube) e contou com a participação de aproximadamente 250 pessoas.

O evento que tem o objetivo de proporcionar integração e socialização aos participantes une os grupos da melhor idade que compõem os projetos “Academia ao Ar Livre” de Gurupi e “Vivendo Bem na Melhor Idade” de Cariri. O Intercâmbio está em sua terceira edição e aconteceu pela segunda vez na Capital da Amizade.

Segundo a Coordenadora da Academia ao Ar Livre de Gurupi, Izaltina Teles, o objetivo do intercâmbio foi fazer com que os idosos se divirtam, troquem ideias e experiências, além de cuidar da saúde. “Trabalhamos com essas pessoas resgatando a saúde delas, tornando o idoso mais saudável e mais alegre, pois eles realmente necessitam do nosso carinho e atenção”, frisou Izaltina.

Para o Professor de Educação Física e um dos coordenadores do Grupo “Vivendo Bem na Melhor Idade” de Cariri, Francismar Oliveira, o Intercâmbio proporciona momentos que valorizam os idosos. “É gratificante ver o brilho nos olhos e o sorriso no rosto de cada um deles. Não é fácil, mas vale muito a pena proporcionar o bem estar a essa turma da melhor idade, que tanto já contribuiu com a sociedade”, disse.

O secretário municipal de juventude e esportes de Gurupi, Antônio Carlos Pakalolo, agradeceu a parceria com o município vizinho. “O pessoal de Cariri nos recebeu muito bem lá e buscamos retribuir todo o carinho e atenção da melhor maneira possível com uma vasta programação. Esta parceria está dando certo e os idosos têm gostado muito”, afirmou o secretário, ressaltando ainda que a ideia é futuramente fazer o intercâmbio com outros municípios da região.

Quem participou e gostou das atividades foi o aposentado Valdemir Oliveira, de 80 anos, morador de Gurupi. “Precisamos de momentos assim para viver cada vez mais feliz e com saúde, gostei muito”, comentou. A Maria Luiza, de Cariri, tem 69 anos e também aproveitou o Intercâmbio com muita energia. “É muito bom participar do intercâmbio, eu aproveito para dançar muito, conversar com todos e me divertir”, disse.

Programação diversificada

No Intercâmbio os idosos puderam participar de diversas atividades, que proporcionaram a eles momentos de descontração, exercícios físicos, cuidados com a saúde e inclusão. A programação contou com momento de oração, café da manhã, alongamento e aquecimento, Zumba, Desfile, Poesias e Versos, Concurso de música cantada, Competição de forró, Sorteios de brindes, Música ao vivo e encerrou com almoço.

Intercâmbio contou com muita música ao vivo (Foto:Marcos Veloso/Secom)