Uma situação incômoda se tornou alívio na tarde desta quarta-feira (10) para camelôs que atuavam em calçada na Avenida Goiás com a Rua 05 em frente a Caixa Econômica Federal, no Centro de Gurupi. Os vendedores terão novo local para trabalho garantido pelo prefeito Laurez Moreira, após reunião em seu gabinete.

Os ambulantes tiveram novos boxes garantidos pelo gestor no camelódromo do mercado municipal Clemente Ciel dos Santos, recentemente reformado. A expectativa da Secretaria Municipal de Produção, Cooperativismo e Meio Ambiente é que na próxima semana os vendedores já iniciem suas atividades nos novos boxes.

“Camelódromo hoje é um problema no Brasil todo, por falta de local adequado e de atenção do poder público com os ambulantes e aqui em Gurupi nós estamos organizando essa área, fizemos uma nova estrutura para os camelôs no mercado municipal e estamos tirando estes trabalhadores das ruas, para que tenham um local adequado para venderem seus produtos”, comentou o prefeito Laurez Moreira.

Uma das ambulantes, a Luana Veras, contou emocionada sobre a conquista e o alívio, destacando que os problemas com as vendas em local inapropriado agora fazem parte do passado. “Achei uma bela atitude da parte do prefeito, eu agradeço muito a ele e que possa conseguir mais boxes para tirar mais gente da rua, organizar mais a cidade e ficar bom para todo mundo. A sensação agora é de alívio, eu até me emociono, porque a gente corria igual bandido das autoridades e agora a sensação é de vitória porque eu posso comprar minha mercadoria e vender de forma adequada e trabalhar despreocupada”, relatou.

Compartilhando do mesmo sentimento, o ambulante Wellington Ferreira lembrou que já teve muita mercadoria apreendida por não ter um espaço adequado para vendê-las, mas que agora trabalhará despreocupado. “A melhor coisa que o prefeito poderia fazer por nós foi isso. Ele está arrumando o local fixo para podermos trabalhar sem transtornos. Isso é uma conquista que aguardávamos há muito tempo e graças ao prefeito conseguimos e vamos continuar trabalhando”, disse.

O secretário de produção Domingos Tavares ressaltou a importância do momento e a alegria tanto da gestão quanto dos camelôs, pois a vontade de ambas as partes é que todos trabalhem tranquilos e legalizados. “A intenção do prefeito Laurez é regularizar todos os comerciantes que tem em Gurupi, formaliza-los e coloca-los em um espaço garantido. Nesta fase conseguimos incluir 60% deles ali no camelódromo novo. A intenção do prefeito é ir criando situações para que esses vendedores que vivem em locais que não é permitido por lei tenham um ponto fixo”, afirmou.

Praça D”Abadia

O prefeito e o secretário lembraram ainda que não para por aí. Além do novo camelódromo, a Prefeitura também está concluindo a reforma da Praça João Borges Leitão, a Praça D”Abadia, que será inaugurada no dia 12 de maio de 2019. Lá, os ambulantes que ficavam na calçada da Avenida Pará e Rua 08 serão realocados em boxes novos dentro da praça.

Os ambulantes na ocasião também agradeceram ao vereador Ivanilson Marinho, que esteve presente no encontro no gabinete do prefeito e segundo os vendedores, o parlamentar deu todo o apoio para que a demanda fosse resolvida.

Prefeito Laurez Moreira, secretário Domingos Tavares, vereador Ivanilson Marinho e os comerciantes (Foto: John Souza/Secom)