Nessa semana o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) completa 14 anos de funcionamento em Gurupi. O Serviço presta socorro às pessoas em situações graves, garantindo atendimento precoce, o que possibilita o salvamento de vidas.

O Samu funciona como uma central de regulação de urgência e emergência composta por diversos profissionais que atendem à demanda e definem hipótese diagnóstica e a complexidade, assim como a prioridade do atendimento, podendo ser fornecida apenas uma orientação médica ou, se necessário, um recurso mais complexo, liberando as ambulâncias. O Serviço também define o destino do paciente.

Na noite desta segunda-feira, 1°, os profissionais que atuam no Serviço comemoraram esses anos de trabalho. O coordenador geral do SAMU, Washington Bispo, agradeceu ao empenho de todos os profissionais no salvamento das vidas de Gurupi e região que necessitam do Samu e destacou a eficácia do serviço.

O médico Kadafe Cesar Ciel, destacou o empenho da Secretaria de Saúde em oferecer as condições de trabalho aos profissionais salientando que o Samu de Gurupi possui equipamentos de última geração que facilitam os procedimentos de salvamento. “O Samu é composto por guerreiros que são provados todos os dias em diversas situações e esses esforços têm que ser renovados todos os dias e todos nós estamos à disposição para efetuarmos um bom trabalho à sociedade”, destacou.

O prefeito Laurez Moreira afirmou que os servidores do SAMU são verdadeiros anjos e têm uma responsabilidade enorme no processo de salvamento. Ele destacou que todos são importantes, desde aquele que está no atendimento por telefone como aquele que vai até o local da ocorrência.

Durante as comemorações dos 14 anos, foram entregues diversos equipamentos como aparelhos de retirada tipo KED e pranchas rígidas.

Conscientização

Embora todas as pessoas saibam da importância do Samu e na hora da urgência disquem o 192 para obter o serviço, muitas pessoas ainda cometem o crime de passar trote. A coordenadora de enfermagem do SAMU, Patrícia Rodrigues, afirmou que em Gurupi acontece muito esse crime, e o pior de tudo é que quem liga são os adultos. Ela comenta que em todas as chamadas as viaturas se deslocam e num desses trotes alguém que realmente precisa do Serviço pode perder a chance de ser salvo devido à falta de consciência das pessoas.

O secretário de saúde, Gutierres Torquato, também comentou sobre a importância de não fazer essa brincadeira de mau gosto, pois tira a oportunidade de quem realmente precisa do serviço. Para o prefeito, essa atitude é falta de humanização, é falta de se colocar um pouquinho no lugar do próximo. “O Samu lida diretamente com situações de urgência e emergência, num pequeno instante ele pode salvar uma vida e pode ser alguém de sua família, então vamos ligar para o 192 quando realmente for necessário”, finalizou.