Na manhã desta terça-feira, 14, os profissionais do Serviço de Atendimentos Móvel de Urgência receberam uma Moção de Aplausos dos vereadores de Gurupi. A homenagem é de autoria do vereador André Caixeta e coautoria dos vereadores César da Farmácia e Marilis Fernandes.

No mês de abril o Samu completou 14 anos de serviços prestados à comunidade gurupiense e região. O Samu funciona como uma central de regulação de urgência e emergência composta por diversos profissionais que atendem à demanda e definem hipótese diagnóstica e a complexidade, assim como a prioridade do atendimento, podendo ser fornecida apenas uma orientação médica ou, se necessário, um recurso mais complexo, liberando as ambulâncias. O Serviço também define o destino do paciente.

Em razão desses 14 anos de assistência é que o vereador André Caixeta achou justo oferecer essa homenagem a esses profissionais que no dia-a-dia ajudam a salvar vidas. O vereador ressalta ser um motivo de orgulho homenagear os profissionais que não medem esforços para salvar vidas. Para ele, o Samu realiza um trabalho indispensável e merece o reconhecimento.

O prefeito Laurez Moreira comentou que a homenagem faz jus ao trabalho e a importância que o Samu tem para toda região. “Sabemos que naquele momento de urgência e agonia logo pensamos no Samu e quando é acionado imediatamente os profissionais estão no local prestando a melhor assistência”, ressaltou.

O secretário de Saúde Gutierres Torquato agradeceu ao reconhecimento dos vereadores em prestar justa homenagem aos profissionais e destacou que a gestão não mede esforços para oferecer condições para que o Samu continue desempenhando uma assistência de qualidade.

Conforme o Coordenador do setor de Demandas e Estatísticas, Maiquel Giovani, o Samu de Gurupi realiza cerca de dois mil atendimentos por mês e a equipe se desloca, em média, 700 vezes para averiguar a solicitação. Os profissionais levam cerca de sete minutos para realizar o atendimento. Para ele é uma satisfação receber a Moção. “Sentimo-nos lisonjeados com a homenagem e reiteramos que estamos à disposição das pessoas 24 horas por dia”, enfatizou.