Geral|

Compartilhe:

Uma das novidades desta edição da Exposição Agropecuária de Gurupi é o estande da Prefeitura dentro da feira. No local há exposição de trabalhos que contam com o incentivo da gestão municipal, além de palestras e cursos de capacitação. As secretarias municipais de Desenvolvimento econômico e Meio ambiente, Cultura e Turismo e Ciência, Tecnologia e Inovação estarão com atividades para a comunidade no estande até o dia 09.

Na área da ciência e tecnologia, estão presentes no estande as incubadoras de empresas Inovo, da Universidade de Gurupi – UnirG e a Habite, da Universidade Federal do Tocantins (UFT), frutos do programa Inova Gurupi. Resultados destes habitats de inovação também estão presentes, que são as empresas incubadas: Agro Jalapão, Nexos, Nova Planta, Insert Soluções Tecnológicas e a Clínica Popular de atendimento psicológico, além das startups Salão Now e GarçoNet.

Uma das exposições que tem chamado a atenção é a startup GarçoNet, um aplicativo desenvolvido para os clientes de bares e restaurantes acessarem o menu do estabelecimento e resolver problemas como a demora para se fazer um pedido por exemplo. “A ideia é resolver essa problemática e dar mais agilidade nesse processo, beneficiando os clientes, garçons e os proprietários do estabelecimentos”, explicou Marcus Vinícius, um dos desenvolvedores. “Gostamos muito do convite de estarmos aqui, todos que passam gostam, acham a ideia relevante e ficam confiantes de que realmente dê certo em Gurupi”, disse Dulle Kelly, também desenvolvedora.

Outra novidade é o projeto de Aquaponia, desenvolvido pelo especialista em agronegócio Ilmar Santos. Ele criou um sistema que integra criação de peixes e cultivo de hortaliças, utilizando um motor, canos de PVC, uma central de monitoramento e um aplicativo de celular, tudo criado por ele. “É um sistema altamente sustentável, que utiliza água da chuva e energia solar, facilmente controlado, é o futuro do nosso agronegócio. Agradeço o convite da prefeitura para poder mostrar as vantagens do projeto, onde se pode produzir seu próprio alimento em qualquer ambiente, seja dentro de casa, apartamento até uma propriedade rural”, frisou.

O público também pode conferir o trabalho de pequenos produtores locais que contam com o apoio da prefeitura. Jorgiano Cabral e a Débora Martins são produtores da Associação Micro Jandira e estão expondo vários produtos: farinha, doce e óleo de buriti, pimenta, abóbora e urucum. “Tudo isso produzimos lá e a Prefeitura de Gurupi sempre nos apoiando e estamos felizes de expor nossa produção aqui na Pecuária”, disseram.

A Associação Gurupiense de Artesãos (AGA) também tem o seu espaço no estande com exposição e comercialização de peças artesanais. “É uma excelente oportunidade de mostrarmos nosso trabalho em um grande evento e de podermos comercializar nossos produtos, fortalecendo assim a associação”, afirmou a presidente da AGA, Maria Socorro.

Quem visita o estande tem aprovado a iniciativa da Prefeitura, como é o caso do estudante Rafael dos Anjos. “Interessante esta iniciativa da prefeitura em expor vários trabalhos aqui que as pessoas as vezes nem conhecem, mas que beneficiam diretamente a cidade, estão de parabéns”, comentou.

Parceria


Visando fomentar o turismo de negócio na cidade, a Prefeitura de Gurupi celebrou um termo de cooperação técnica com a Federação da Agricultura do Estado do Tocantins (FAET) para a promoção de cursos gratuitos, além da exposição dos trabalhos no estande. E na sexta-feira, dia 07, terá show com a dupla sertaneja João Neto e Frederico com entrada gratuita.

“A Prefeitura é sempre parceira da Expo Gurupi, mas nesta edição resolvemos participar expondo os resultados positivos do apoio da nossa gestão à agricultura familiar, inovação, agronegócio, artesanato, meio ambiente e outras áreas. Todo nosso apoio foi voltado para incentivar a participação da população neste evento tão importante para nossa região, aquecendo a economia local”, explicou o prefeito de Gurupi Laurez Moreira.

A íntegra da programação de cursos e palestras segue abaixo.

DIA 05/06 – QUARTA-FEIRA
Palestra: CHAMADA PUBLICA NA AGRICULTURA FAMILIAR.
PALESTRANTE: Gislaine Santana – Nutricionista / Prefeitura
Horário: 9h às 10h.

Palestra: A IMPORTÂNCIA DO SERVIÇO DE INSPEÇÃO MUNICIPAL (SIM).
PALESTRANTE: Dr. Douglas Henrique Morais – Médico Veterinário e Inspetor Oficial Sanitário/ Prefeitura.
Horário: 14h às 15h30

Palestra: BOAS PRÁTICAS NA MANIPULAÇÃO DE ALIMENTOS.
PALESTRANTE: Alice Jorge – Diretora de Agricultura e Pecuária.
Horário: 16h às 17h40

Palestra: A IMPORTÂNCIA DE USO DE CALCÁRIO EM PLANTIOS
PALESTRANTE: Técnicos da Diretoria de Meio Ambiente de Gurupi.
Horário: 10h às 10h40

Palestra: PRODUÇÃO DE CALDA BORDALESA
PALESTRANTE: Técnicos da Diretoria de Meio Ambiente de Gurupi.
Horário: 11h às 11h40

DIA 06/06 – QUINTA-FEIRA
Palestra: EXPOSIÇÃO E PALESTRAS DE MELIPONICULTURA.
PALESTRANTE: José Neuto – Meliponicultor da Região Sul.
Horário: 9h às 10h40

DIA 08/06 – SÁBADO
Palestra: MANEJO E BENEFIAMENTO DE PRODUTOS LACTEOS.
PALESTRANTE: Kênia Camilla Luz Lellis – Engenheira de Alimentos / SEAGRO.
Verônica Alves Gonçalves da S. França – Engenheira de Alimentos /Metre e Doutora em Química
Horário: 8h às 11h30

Comments are closed.

Close Search Window