Na manhã deste sábado (08), uma palestra sobre Manejo e Beneficiamento de Produtos Lácteos finalizou a programação de palestras oferecidas pela Prefeitura de Gurupi durante a programação da 47ª Exposição Agropecuária da cidade. Participaram do evento produtores de leite e derivados de Gurupi e municípios vizinhos.

A palestra foi oferecida pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, por meio da Diretoria Municipal de Agricultura em parceria com a Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária e Aquicultura (SEAGRO). As palestrantes foram a Verônica Gonçalves e a Kênia Lellis, ambas engenheiras de alimentos da Seagro. E o objetivo foi capacitar os produtores quanto a manipulação correta do leite e seus derivados visando a segurança alimentar.

“Explicamos aos produtores que é possível fabricar produto de qualidade adequando as condições que eles têm na agroindústria de pequeno porte. É um trabalho articulado entre a Seagro e o Serviço de Inspeção Municipal de Gurupi que visa mostrar ao produtor que atender a legislação não é tão complicado como se tem acreditado ao longo dos anos. Com medidas simples é possível fabricar produtos de alta qualidade e aptos a serem comercializados nos programas de aquisição de alimentos do governo e vende-los no comércio local”, explicou Verônica.

A diretora municipal de agricultura Alice Jorge, enfatizou a importância da temática para os produtores. “Hoje segurança alimentar é fundamental. O que a Prefeitura quer é que eles continuem produzindo, mas de forma regulamentada, atendendo todas as normas da legislação. Este curso é justamente para isso, para que eles possam se capacitar e para que essa cadeia produtiva possa desenvolver de forma correta e não traga nenhum dano a sociedade no que diz respeito a saúde pública”, frisou Alice.

Alice Jorge ainda acrescentou dizendo que a palestra serviu para que os produtores incrementem sua produção. “Foi ensinado a eles como produzir produtos lácteos para agregar valor na produção, como iogurte natural e queijo frescal. Para que eles possam incrementar sua produção além do leite in natura” finalizou.

A programação contou ainda com um espaço onde foi falado sobre Cooperativismo, com o analista de Cooperativismo do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (SESCOOP), Magno Vinícius. Ele explicou aos produtores os benefícios deste sistema. “A Cooperativa traz o desenvolvimento econômico local, pois toda riqueza que é produzida com a cooperativa na região, fica para a região. Além disso, é a união de pessoas por pessoas, que trabalham com objetivo comum e assim conseguem diminuir custos, aumentar a produtividade e competir de igual para igual no mercado”, explicou Magno.

Dezenas de produtores estiveram presentes na palestra, entre eles o José Roberto Ramalho, produtor de leite da cidade de Dueré. “Isso é muito bom para nós produtores pois aprendemos a forma correta de produzir alimentos com total segurança e conseguimos manter nossa renda”, disse. O Abílio Alves Junior é produtor de leite em Gurupi e também gostou da palestra. “A informação sempre é bem-vinda, ela traz clareza das questões sobre como nós trabalhamos, produzimos, manipulamos e vendemos nossos produtos, além de modernizar nossas práticas”, destacou.

Semana de palestras

Durante a programação da Expo Gurupi, houve palestras sobre vários temas voltados para a Agricultura Familiar e Meio Ambiente, tudo gratuito, fruto de um termo de cooperação técnica celebrado entre a Prefeitura de Gurupi e a Federação da Agricultura do Estado do Tocantins (FAET). As palestras iniciaram no dia 03 e encerraram neste sábado 08. O estande da Prefeitura de Gurupi permanece com exposições de artesanatos e trabalhos apoiados pela gestão até este domingo (09), quando encerra a Feira.

Produtores também ouviram sobre benefícios do Cooperativismo (Foto: John Souza/Secom)