Geral|

Compartilhe:

Julho, além das férias, diversão, praias, é o mês de conscientização sobre as hepatites virais e para lembrar os gurupienses sobre a importância dos cuidados a equipe do Serviço de Atendimentos Especializados (SAE) da Secretaria Municipal de Saúde de Gurupi está realizando nesse período uma série de atividades nas Unidades Básicas de Saúde com palestras, orientações, distribuição de preservativos e testes rápidos.

Fabriciana Barros, coordenadora das ações, destaca que as pessoas precisam estar conscientizadas do autocuidado e que ações simples podem evitar a transmissão das hepatites virais.

O Secretário de Saúde de Gurupi, Gutierres Torquato, lembra que a campanha é importante para aumentar a cobertura vacinal, e as orientações sobre as hepatites, assim como fortalecer a rede de apoio.

Conforme os profissionais do SAE, em Gurupi após os testes rápidos e, caso seja confirmada o desenvolvimento do vírus de uma das hepatites, o paciente é encaminhado ao tratamento em Palmas. Aqueles que têm o vírus, mas não desenvolveram a doença não precisam ir a Palmas e são acompanhados pela equipe do SAE, monitorados com a realização de exames. Segundo o SAE, atualmente 44 pessoas com hepatite B crônica estão sendo acompanhadas, sendo 27 homens e 16 mulheres. Já em relação a hepatite C, um homem e cinco mulheres estão sendo acompanhados.

Sobre as hepatites

A Hepatite B é transmitida pelo esperma e secreção vaginal (via sexual) e pelo contato com sangue.

A transmissão do vírus da Hepatite C ocorre, principalmente, pelo contato com sangue (por via parenteral)

A transmissão das Hepatites B e C pode ocorrer pelo compartilhamento de objetos contaminados como lâminas de barbear e de depilar, escovas de dentes, alicates de unha, instrumentos para uso de drogas injetáveis e inaláveis, uso de materiais não esterilizados para colocação de piercing e para confecção de tatuagens, através de acidentes com exposição a material biológico e procedimentos cirúrgicos, odontológicos e de hemodiálise, em que não se aplicam as normas adequadas de biossegurança.

Ações

UBS Vila São José dia 09/07 às 8h palestras e testes rápidos;

UBS Jardim dos Buritis 12/07 às 13h palestras e testes rápidos;

UBS Waldir Lins 15/07 às 8h palestras e testes rápidos;

UBS Pedroso 17/07 às 8h palestras e testes rápidos;

UBS Casego 22/07 às 8h palestras e testes rápidos;

UBS Vila Iris 30/07 às 8h palestras e testes rápidos;

Comments are closed.

Close Search Window