Nesta quinta-feira (11), o Prefeito de Gurupi Laurez Moreira e o Secretário de Estado da Cidadania e Justiça (Seciju) Heber Fidelis assinaram em Palmas um Termo de Cooperação Técnica, que visa à contratação de reeducandos do regime semiaberto da comarca de Gurupi para prestação de serviços gerais no município.

A parceria entre a Prefeitura e Governo do Estado tem como objetivo a ressocialização dos apenados, dando-lhes oportunidade de trabalho. Inicialmente serão 30 reeducandos selecionados para trabalharem na fabricação de artefatos de cimento, pintura e manutenção de meio-fio, varrição e capina de ruas, entre outros serviços gerais. A seleção dos reeducandos ficará por conta da Seciju e a capacitação deles será feita pela Prefeitura.

Para o Prefeito Laurez Moreira, parcerias como esta devem servir de exemplo para o Brasil, pois contribui para a ressocialização e reduz a incidência criminal por meio da oportunidade de emprego. “Este é um belo trabalho com reeducandos feito em Gurupi e que serve de exemplo para todo o Brasil, pois acredito que todos merecem uma segunda chance e com este projeto mostramos para o reeducando que há outros caminhos na vida e que ele pode contribuir com a sua cidade”, relatou o prefeito.

Na oportunidade o Secretário Heber Fidelis ressaltou que a Seciju está aberta e disposta a fazer acordos que possibilitem políticas públicas visando a ressocialização. “Parcerias como esta entre a Seciju e órgãos públicos, empresas privadas e sociedade em geral são fundamentais para a recuperação e retorno dos reeducandos para a sociedade, proporcionando um futuro longe da criminalização”, frisou.

Foto: Jaqueline Moraes/Governo do Tocantins