A Prefeitura de Gurupi por meio da Secretaria Municipal do Trabalho, Assistência Social e Proteção a Mulher realizou na manhã desta quinta-feira, 08, a solenidade que deu posse aos membros do Conselho Municipal do Direito da Mulher (COMDIM). O Conselho é vinculado a Coordenação de Proteção à Mulher, da Secretaria de Assistência Social e é composto por 16 mulheres representantes de entidades da sociedade civil e governamental.

O COMDIM tem por finalidade promover os direitos humanos das mulheres com vistas a eliminar todas as formas de discriminação, assegurando a elas condições de liberdade e de igualdade de direitos, bem como sua plena participação nas atividades políticas, econômicas, sociais e culturais do município.

Na ocasião da posse o Prefeito de Gurupi, Laurez Moreira, falou da importância da atuação do Conselho no combate a violência contra as mulheres. “Isso traz muita alegria para a sociedade gurupiense. É importante que o conselho seja presente e nos orientem no sentido de fortalecer as políticas públicas voltadas para as mulheres”, ressaltou.

A secretária do COMDIM, Jaciara Izabella Morgado, representante da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), falou da importância desse momento de criação do Conselho. “Tendo em vista o aumento contínuo nos números de violência contra a mulher, acredito que a sociedade civil juntamente com a prefeitura tem que trabalhar em conjunto para diminuir esses números alarmantes de violência contra a mulher”, declarou.

A Coordenação de Proteção à Mulher funcionará em breve na Rua 19, entre as Avenidas Ceará e Pernambuco, anexo ao Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS). O atendimento está sendo realizado na Secretaria de Assistência Social de Gurupi, localizada no Centro Administrativo da Prefeitura, na saída para Peixe.

“Agosto Lilás”

Neste mês de agosto, mês escolhido para a campanha “Agosto Lilás”, que tem como objetivo levar informações e sensibilizar toda a sociedade sobre a Lei Maria da Penha e as forma de combate à violência contra a mulher, serão desenvolvidas atividades como palestras, panfletagens e rodas de conversas em diversos pontos de Gurupi com o propósito de sensibilizar a sociedade para o fim da violência contra a mulher.

Fique atento as Redes Sociais e site da Prefeitura de Gurupi para acompanhar e participar das atividades. Ajude no combate a violência contra a mulher. O número para denúncias é o 180.

Membros do COMDIM

Representantes da Secretaria Municipal do Trabalho, Assistência Social e Proteção à Mulher de Gurupi:

Maria Jose da Silva Leite (Titular)

Joenes Ramalho da Silva Ribeiro (Suplente)

Representantes da Secretaria Municipal de Educação:

Maria Jose Pereira Gloria Santos (Titular)

Meire Lucia Andrade da Silva (Suplente)

Representantes da Secretaria Municipal de Saúde:

Dalmarégia Monteiro Silva (Titular)

Vania Goreth Correa Gomes (Suplente)

Representantes da Secretaria Municipal da Administração:

Maria Odiran Pontes de Sena (Titular)