No próximo sábado comemora-se a Independência do Brasil do Império Português. Para celebrar essa data realiza-se tradicionalmente o Desfile de 7 de setembro.

Em Gurupi, os alunos da rede municipal já estão acertando os últimos detalhes para levar ao público um Desfile bonito e com diversas temáticas. As escolas estão acertando o ritmo das fanfarras que é um espetáculo à parte e encanta o público que sai de casa para assistir essa tradicional festa patriota.

Animados, os alunos dedicam-se horas de ensaios para representar na avenida o nome de sua escola e o tema escolhido.

O prefeito Laurez Moreira enfatiza que o Desfile Cívico é uma celebração que não pode ser esquecida e envolver as crianças é importantíssimo no processo de patriotismo. Destaca que é bonito ver o envolvimento dos alunos e das famílias que saem de suas casas para todos os anos acompanhar ao Desfile. O prefeito aproveita para convidar todos os gurupienses a participar. “Iniciaremos a festa patriota, tradicionalmente, às 7h, em frente à prefeitura, com o hasteamento das bandeiras, e a revista da Tropa da Polícia Militar, em seguida acontece o Desfile na Avenida Goiás”, comenta.

Conforme o Secretário Municipal de Educação, o Desfile de 7 setembro é uma festa que reúne toda a família, pois os pais vão à avenida orgulhosos assistir aos filhos e quem não tem familiares desfilando também prestigia a celebração à Independência. “Para muitas famílias o Desfile Cívico é uma programação oficial que não pode faltar”, destaca.

Da rede municipal, 16 unidades escolares desfilarão, além das instituições conveniadas, Apae, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e escolas da rede estadual. O desfile da Escola Benevenuto Alves Moreira (Trevo da Praia), acontecerá no dia 06, a partir das 8h, e do Cemei Oneide a partir das 16h do dia 06.

Temas dos Desfiles

Escola Municipal Antônio de Almeida Veras – Família E Cultura Digital.

Escola Municipal Gilberto Rezende Rocha Filho – Educando Para Um Mundo Melhor

Escola Municipal Domingos Barreira de Amorim – Brasil – Um país de riquezas!

Escola Municipal Dr. Ulisses Guimarães – Resgatando Valores

Escola Municipal Agripino de Sousa Galvão – Tecnologia e Sociedade

Escola Municipal José Pereira da Cruz – Todas as coisas foram criadas por Deus

Escola Municipal de Tempo Integral Antônio Lino de Souza – Roça na Escola

Escola Municipal Elizeu de Carvalho – Ler, Escrever E Gostar É Só Começar

CEMEI Oneide – Literatura Infantil Brasileira.