Na noite desta quarta-feira (11), a Prefeitura de Gurupi por meio da Secretaria Municipal de Planejamento e Finanças promoveu uma audiência pública realizada na Câmara Municipal de Gurupi para apresentar à comunidade a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para o exercício de 2020.

A LDO estabelece as metas e prioridades da administração pública municipal e dispõe sobre critérios e normas que garantam o equilíbrio das receitas e despesas do Orçamento do município de Gurupi. Também organiza os objetivos do Plano Plurianual (PPA), que tem duração de quatro anos, para que sejam posteriormente realizados por meio da Lei Orçamentária Anual (LOA), que é o orçamento final.

Segundo a Secretaria Municipal de Planejamento e Finanças, a previsão de receita para o ano que vem é de R$ 399,9 milhões que serão distribuídos entre todas as pastas do município, além da Câmara de Vereadores e Fundação UnirG.

O Secretário municipal de planejamento e finanças, Mário Cezar Lustosa, explica que essa audiência foi para apresentar à comunidade a LDO 2020 e que a população poderá tirar dúvidas e sugerir alterações durante novas audiências que serão realizadas agora pelo poder legislativo municipal. “Acredito que foi bastante proveitoso, a comunidade compareceu e foi bastante interessante. A LDO foi apresentada e a Câmara municipal irá discutir com a sociedade as prioridades do município para 2020 e depois a LEI será submetida à apreciação dos vereadores e da comunidade através de nova audiência. Acredito também que ao final ela será aprovada atendendo ao anseio da comunidade e da gestão pública”, disse Mário.

A audiência contou com a participação de secretários municipais, acadêmicos de gestão pública do IFTO, membros da comunidade, servidores municipais e os vereadores Ivanilson Marinho, André Caixeta, Sargento Jenilson, Zezinho da Lafiche, Mírian Lustosa, Jair Souza, Valdônio Rodrigues e Cesar da Farmácia.

Para o acadêmico de gestão pública, Fernando Freitas, foi importante estar presente na audiência. “Eu como estudante e futuro gestor público acho essencial participar de uma audiência como esta pois contribui para minha formação e como cidadão deixo de ser leigo e passo a conhecer os direitos, deveres e toda essa aplicabilidade da LDO para o exercício de 2020”, relatou.

A comunidade tem o seu papel de opinar e a LDO estará aberta a sugestões durante as discussões na Câmara de Vereadores.

Secretário Municipal de Planejamento e Finanças Mário Cezar Lustosa (Foto: John Souza/Secom)