O Centro de Convenções Mauro Cunha sediou a 8ª Conferência Municipal Democrática de Assistência Social de Gurupi. O tema central abordado em palestra durante a tarde foi “Assistência Social: Direito do povo, com financiamento público e participação social”. O evento é uma realização da Secretaria de Trabalho, Assistência Social e Proteção a Mulher juntamente com o Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS) de Gurupi. A 8ª Conferência foi realizada na tarde desta última sexta-feira, 6.

A palestra foi ministrada pela presidente do Conselho Municipal da Assistência Social (CMAS), Kárita Martins de Melo, que trouxe diálogos sobre o momento atual do Sistema Único da Assistência Social (SUAS). Dentre as abordagens foram destacadas as conquistas do SUAS, os investimentos por meio do Fundo Nacional de Assistência Social, a implantação da rede de proteção estatal, que oferta serviços e benefícios de modo permanente e nos territórios mais vulneráveis, e o elevado acesso ao programa Bolsa Família.

A conferência discutiu eixos temáticos que contribuirão na defesa da assistência social como política pública e direito do cidadão. Foram eles: Assistência social Direito do Povo; Financiamentos Público; e SUAS com Participação Social. O espaço foi de construção coletiva onde foram propostas ações para a democratização, gestão, fortalecimento e participação de sujeitos políticos nos espaços de deliberação e controle social das políticas públicas.

Na programação da conferência foi realizada ainda a formação dos grupos temáticos para a elaboração das propostas; a apresentação em plenária das proposições aprovadas; a exposição dos avanços da Assistência Social em Gurupi no período de 2013 a 2019; e a eleição dos delegados municipais para a 12ª Conferência Democrática Popular Estadual de Assistência Social em Palmas-TO.

O prefeito Laurez Moreira, que participou da 8ª Conferência, destacou a importância desta ferramenta para a melhoria dos trabalhos da assistência social. “Fico muito feliz em ver esse auditório lotado de pessoas que estão trabalhando para melhorar a qualidade do atendimento da assistência social. Isso mostra que estamos fazendo um belo trabalho, que estamos buscando cuidar melhor das pessoas, e não há nada mais importante que isso”, declarou.

“Hoje discutimos propostas e estamos buscando garantir o direito das pessoas. Esse é o objetivo principal em que a secretaria de trabalho, assistência social e proteção à mulher tem se empenhado todos os dias para atingir”, declarou o secretário municipal de assistência social, Silvério Taurino da Rocha Moreira.