Com o tema “Bioeconomia: Diversidade e Riqueza para o Desenvolvimento Sustentável”, a 5ª Semana Integrada de Ciência e Tecnologia de Gurupi (SICTEG) será realizada entre os dias 09 e 11 de outubro de 2019 no Campus da UFT de Gurupi. O projeto da 5ª SICTEG, considerado o maior evento de inovação científica do Tocantins, foi apresentado na manhã desta terça-feira (10) aos secretários municipais e ao prefeito Laurez Moreira.

Na apresentação do projeto da 5ª SICTEG, foram repassadas informações como estrutura, organização, programação, expectativa de público e trabalhos que serão apresentados. “Queremos fazer um evento ainda maior que as edições anteriores, superando os números de participantes e de trabalhos apresentados no ano passado e, com isso, consolidar Gurupi como a capital da Ciência e da Tecnologia”, disse a coordenadora do Programa Inova Gurupi, Adriana Terra.

Para o prefeito Laurez Moreira, a SICTEG é uma prova de que Gurupi é modelo de gestão para o Tocantins. “Sempre sonhei com uma Gurupi moderna e com espírito empreendedor. Nós conseguimos atingir esse objetivo e hoje Gurupi é destaque em ciência e tecnologia. A SICTEG é um evento fundamental que fortalece essa área de inovação científica e provoca nas pessoas a vontade de empreender e por isso é importante a participação de todos, poder público, empresários, academia e comunidade”, destacou o prefeito.

Expectativa

Para 2019, a expectativa da organização é que a SICTEG tenha um fluxo de mais de 40 mil pessoas durante os três dias de evento. São mais de 70 palestras, minicursos e oficinas confirmadas e 400 trabalhos acadêmicos serão apresentados. A estimativa é que a Semana gere uma movimentação econômica em torno de R$ 500 mil no município.

Na programação haverá exposições científicas, palestras, minicursos, oficinas, mesa redonda com egressos das Instituições de ensino superior de Gurupi, Workshop com prefeitos da região, Workshop de turismo, Campeonatos de robótica e de League of Legends (LOL), além de apresentações artísticas e culturais. Outra novidade para esta edição será a participação de um representante do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação.

A estrutura do evento será montada em uma área de aproximadamente 6 mil m² no pátio do Campus da UFT. O local contará com palco para apresentações culturais e aproximadamente 70 stands para as exposições, apresentações de trabalhos científicos e praça de alimentação.

Anfitrião da edição de 2019, o diretor do Campus da UFT de Gurupi, Rodrigo Tavares, diz que a expectativa da comunidade acadêmica para a realização do evento no espaço da Instituição é a mais alta possível. “A expectativa é grande, estamos preparando os alunos e professores aqui do Campus, e todos estão ansiosos para receber a SICTEG. Tem vários pesquisadores que querem apresentar seus produtos nesta grande feira científica e estamos em êxtase. A UFT está de portas abertas para novas parcerias e receberemos o evento da melhor forma possível”, disse.

A SICTEG é promovida pela Prefeitura de Gurupi, por meio do Programa Inova Gurupi da Secretaria Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação. A íntegra da programação será divulgada na página da SICTEG, no endereço www.sicteg.com.br. As inscrições podem ser realizadas tanto pelo site como no local do evento.