Durante a celebração do 20° aniversário da Academia Gurupiense de Letras (AGL) na qual ocorreu a posse dos novos dirigentes da Academia, bem como o lançamento de obras literárias, o prefeito de Gurupi, Laurez Moreira assinou o Projeto de Lei (PL) N° 61 de 29 de novembro de 2019, que autoriza o Poder Executivo Municipal a ceder o título de concessão de uso gratuito para as instalações da AGL. O evento ocorreu neste último sábado, 30, no Salão Paroquial da Igreja Santo Antônio.

O prédio a ser cedido à AGL é o que hoje é ocupado pelas autarquias municipais Gurupiprev e Ipasgu, as quais já estão em procedimento licitatório para a construção de suas sedes próprias.

A concessão possui prazo determinado de 10 anos a contar da assinatura do termo de cessão. O Projeto de Lei também prevê a prorrogação deste prazo por igual período a critério da Administração Pública, com o objetivo de atender ao interesse público.

O presidente da AGL, José Roberto Ribeiro falou da importância desse projeto. “Esse PL é muito importante, não só para a Academia de Letras, mas para a cultura de Gurupi, e demonstra a preocupação, o respeito e o carinho do prefeito para com os nossos escritores, cultura e Academia. É muito importante porque um órgão igual a Academia, que tem realizado tantos eventos que chamam a atenção não só do município, mas de todo o Estado e até de outros Estados merece realmente a atenção que o prefeito Laurez nos tem dado, e gostaríamos que toda a sociedade reconhecesse a importância da Academia, que está atingido desde a juventude até a velhice”, declarou.

O prefeito de Gurupi, Laurez Moreira ressaltou a importância desse apoio dado à AGL. “Nós sabemos o quanto faz bem para a sociedade a valorização da arte, da cultura e da literatura, e entendo que é dever do Poder Público colaborar para a disseminação e para o desenvolvimento dessas temáticas dentro da comunidade, por isso queremos viabilizar esse espaço para o melhor funcionamento dos trabalhos desenvolvidos pela AGL”, disse.

O Projeto de Lei já assinado pelas partes interessadas será encaminhado para a Câmara Municipal para apreciação. O prazo previsto para a construção do prédio do Gurupiprev e Ipasgu é de 180 dias, tempo hábil para a aprovação do PL pela Câmara.

AGL

A Academia de Letras é uma associação privada, sem fins lucrativos, fundada em 30 de novembro de 1999, atua em atividades voltadas para a defesa de direitos sociais, especialmente no âmbito da cultura e literatura em diversos gêneros e estilos. Atua a 20 anos em Gurupi e contribui para difundir a cultura local.