A Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Centro de Controle Zoonoses (CCZ), e em parceria com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente, irá promover na manhã desta quinta-feira (13), uma ação de conscientização para controle e manejo de pombos na Feira Coberta da Rua 07 e Mercado Municipal.

Com diversas medidas em conjunto, de curto, médio e longo prazo para controle da superpopulação de pombos, a ação busca levar orientações aos comerciantes e moradores locais sobre os sérios riscos das aves vivendo e se multiplicando naquele local.

“Apesar de parecerem inofensivos, os pombos podem causar muitos danos à saúde do homem. Algumas das principais enfermidades causadas pela ave vêm das fezes secas, onde podem contaminar os pulmões quando inaladas, e caso contenham fungos e bactérias, se torna o fator responsável por doenças nos aparelhos respiratório e digestivo”, disse o Diretor do CCZ de Gurupi, Henrique Alencar.

A ação terá início a partir das 08h e contará com participação das equipes das duas secretarias, onde juntas irão promover panfletagem, orientações sobre limpezas e vedações dos locais, além da captura das aves.