Nesta quarta-feira (04), Gurupi recebeu a visita do analista da Financiadora de Inovação e Pesquisa (Finep) do Governo Federal, Kallil Iangle Maia, que apresentou os editais de financiamentos para Startups e empresas inovadoras desenvolvidas por mulheres. Na oportunidade, o analista esteve na Prefeitura de Gurupi conhecendo o trabalho da Secretaria Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação e o programa Inova Gurupi.

Kallil foi recebido pelo Chefe de Gabinete do Prefeito Laurez Moreira, Antônio Carlos Pakalolo, que na oportunidade ouviu sobre os financiamentos, bem como outros projetos da Finep, e também falou sobre a visão da atual gestão quanto ao desenvolvimento local com base na Ciência, Tecnologia e Inovação. O encontro também contou com a presença do Diretor do IFTO de Gurupi, Marcelo Terra, e do empresário e acadêmico de Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia da Universidade Federal do Tocantins, Rodrigo Cordeiro.

Segundo o analista da Finep, a vinda dele a Gurupi foi com o objetivo de divulgar o lançamento dos editais de financiamento para Startups (empresas de base tecnológica) e do projeto Mulheres Inovadoras. “Para as Startups, são R$ 1,2 milhão que serão divididos para 25 startups de todo o Brasil e o projeto Mulheres Inovadoras irá premiar cinco empresas inovadoras capitaneadas por mulheres com R$ 100 mil para cada. É uma excelente oportunidade para se conseguir financiamentos subsidiados pelo tesouro nacional”, explicou Kallil.

Kallil também enalteceu a iniciativa da gestão em buscar incentivar a inovação e o empreendedorismo. “Também vim conhecer o sistema do programa Inova Gurupi que tem sido destaque e fiquei surpreso por Gurupi ter uma secretaria de ciência e tecnologia, pois são poucas cidades no Brasil que possuem. Isso mostra a visão dos gestores aqui no interior do Tocantins”, afirmou.

O responsável pela visita do analista da Finep a Gurupi foi o Rodrigo Cordeiro, que é proprietário da Nova Planta, empresa de Biotecnologia vegetal incubada da INOVO, da UnirG, fruto das ações do Programa Inova. “Gurupi tem grande potencial estratégico e como tenho empresa aqui, vi a oportunidade de trazê-lo para formarmos parcerias mais estreitas visando o desenvolvimento local”, disse Rodrigo.

Durante a noite, foi realizado um evento no auditório do Sebrae em Gurupi onde se reuniram empreendedores locais para conhecer os editais da Finep e também o edital do Inovativa Brasil, projeto do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação que visa aceleração de startups locais, entre outros assuntos referentes ao desenvolvimento regional. “Oportunidade enorme de fomentar projetos que tem potencial grande de crescimento”, afirmou Rodrigo.

Para os interessados em conhecer e participar dos editais dos projetos Finep Startups e Finep Mulheres Inovadoras, basta acessar o site finep.gov.br e clicar em “Apoio e Financiamento”.

Finep

A Financiadora de Inovação e Pesquisa (Finep) é uma empresa pública brasileira que tem como missão promover o desenvolvimento econômico e social do Brasil por meio do fomento público à Ciência, Tecnologia e Inovação em empresas, universidades, institutos tecnológicos e outras instituições públicas ou privadas.