Na manhã desta sexta-feira (28), a Secretaria Municipal de Educação de Gurupi promoveu uma formação para diretores e coordenadores pedagógicos da rede municipal de ensino. Com o tema “A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e a Gestão Escolar”, a capacitação ocorreu no auditório da Escola Municipal de Tempo Integral Antônio Lino de Souza.

Participaram aproximadamente 60 profissionais das 25 unidades escolares da rede municipal de ensino com o objetivo de conhecer a BNCC e suas premissas pedagógicas, que é o documento que define os conhecimentos que todo o estudante da Educação Básica tem o direito de aprender. A meta do município é fazer com que todas as escolas estejam alinhadas falando a mesma língua.

Segundo a coordenadora Pedagógica Geral, Maria José da Glória, este foi o primeiro de três módulos em que será discutida a base que estabelece conhecimentos, competências e habilidades que se espera que todos os estudantes desenvolvam ao longo da escolaridade básica. “Será trabalhada toda nova roupagem da BNCC na rede municipal e as formações são fundamentais para os diretores e coordenadores chegarem nas suas escolas com mais bagagem para trabalhar com os professores as habilidades que os alunos devem adquirir”, explicou.

A coordenadora ressaltou ainda a importância desse Planejamento anual para a rede, já que a BNCC pregoa a equidade para todas as crianças e demais estudantes.

A Neima Araújo, diretora da Escola Antônio Lino, participou da formação e avaliou ser importante ações como esta para informar mais aos profissionais sobre o documento, bem como sua implementação. “Precisamos estar sempre aperfeiçoando, principalmente nesse momento de transformações na educação com a implantação desse novo currículo. É um documento bem amplo que exige muito estudo, então é importante para todos os educadores as formações que a secretaria vem fazendo desde o ano passado sobre a BNCC”, relatou.