Boletim COVID-19|

Compartilhe:

Diante de toda essa crise que o mundo passou a viver devido a Pandemia do novo coronavírus, ações enérgicas tiveram que ser adotadas para combater a propagação do vírus e evitar o maior número de pessoas contaminadas possível. Em Gurupi a criação de um Comitê gestor para prevenção e combate a Covid-19 tem sido fundamental nesta luta.

 

Desde que foi instituído, no último dia 17, o Comitê tem se reunido frequentemente, onde tem sido discutidas todas as medidas que tem sido adotadas em Gurupi, bem como novas estratégias a serem utilizadas para prevenção e controle do coronavírus em âmbito municipal. O Comitê conta com a participação de gestores municipais e médicos.

 

Além dos Decretos que já foram publicados pela Prefeitura com as recomendações e restrições para todos os segmentos, seja público ou privado, o Comitê também tem sido fundamental para o surgimento de soluções criativas em meio a crise causada pela Pandemia. Um exemplo disto foi a produção de álcool em gel feita pelas Universidades UnirG e UFT nos seus laboratórios em parceria com a Prefeitura de Gurupi, que dispõe do material necessário.

 

O Comitê também tem articulado campanhas de conscientização da população quanto aos cuidados e riscos da COVID-19. Foram criados também os grupos temáticos da Saúde, Indústria e Comércio, Assistência Social e Idoso, bem como acompanhamento e encaminhamentos dos mesmos.

 

A organização da articulação na saúde entre as esferas municipal e estadual no planejamento de ações e fluxograma de atendimentos aos usuários do SUS tem sido feita pelo Comitê. E diariamente os relatórios com atualização do quadro epidemiológico e ações da COVID-19 em Gurupi são divulgados.

 

Para o Prefeito de Gurupi, Laurez Moreira, o momento é delicado e jamais visto pelo mundo, por isso medidas restritivas foram adotadas. “Tomamos medidas necessárias que o momento atual exige, visando proteger a cidade e a vida das pessoas. Implantamos, também, ações importantes de prevenção, buscando fazer o enfrentamento para superarmos tudo isso”, afirmou o prefeito.

 

Ainda segundo o prefeito, a ideia de criar o Comitê para enfrentar essa realidade foi fazer com que os gestores públicos e a classe médica se unissem para tomar todas as medidas necessárias e eficazes para impedir e amenizar a ação do vírus em Gurupi. “Não temos nenhum caso confirmado em Gurupi até aqui, e isso se deve muito às ações que foram tomadas pela gestão do Comitê no tempo certo e pela conscientização da população”, disse.

 

Plano de contingência

 

Um plano de contingência foi elaborado pelo município com o intuito de descrever todas as ações de Vigilância e Atenção em Saúde no município diante de casos suspeitos ou confirmados de coronavírus, assim como a assistência a essas pessoas de forma a minimizar os riscos de transmissão a familiares, outros pacientes e aos profissionais da saúde.

 

Para minimizar os riscos à população frente a um caso suspeito de Covid-19; a Secretaria de Saúde estruturou as suas unidades e criou um espaço específico para a triagem de pacientes com os sintomas da doença anexa a Policlínica, que é a sala da Triagem Municipal COVID-19.

 

Nas Unidades Básicas de Saúde foram criadas salas de isolamento para realizar os atendimentos dos pacientes suspeitos de infecção por Covid-19. Para o SAMU foi disponibilizado 1 Unidade de Suporte Avançado para uso exclusivo com pacientes suspeitos ou confirmados com Covid-19. E na UPA foi realizada adequação na recepção respeitando o dimensionamento previsto e foram criadas 03 salas de isolamento com capacidade para 6 leitos.

 

Vigilância Epidemiológica

 

De acordo com a Secretaria de Saúde do Município, Gurupi tem seguido os protocolos descritos no Plano de Contingenciamento do Estado do Tocantins, como por exemplo: procedimentos para assistência ao caso suspeito, notificação, coleta de materiais biológicos, medidas de precaução padrão, prevenção e controle.

 

O trabalho para prevenção, combate e controle do COVID-19 é bem dinâmico e exige uma análise diária do cenário Epidemiológico. As informações sobre protocolos, fluxos e procedimentos sobre o COVID-19 foram amplamente divulgados para os profissionais de saúde do município que fazem atendimento nas UBS, UPA e Policlínica.

 

Comunicação

 

A informação é algo fundamental em momentos como este e a Prefeitura de Gurupi, por meio da Secretaria de Comunicação, tem acompanhado de perto todas as instruções e medidas adotadas pelo Comitê para que sejam divulgadas amplamente aos meios de comunicação e diretamente a população.

 

Foi criada uma campanha publicitária com o slogan “Fica em Casa” e produzidos materiais para TV, rádio, carro de som e internet. Tudo para orientar a comunidade sobre os riscos da doença e a importância de adotar hábitos de higiene e respeitar o isolamento domiciliar, sobretudo as pessoas pertencentes ao grupo de risco. Boletins diários de monitoramento também são repassados a população sobre o número de casos suspeitos na cidade.

 

Todo o material pode ser conferido no site e nas redes sociais (Facebook e Instagram) da Prefeitura de Gurupi. No site, todas as informações referentes a prevenção e combate a Covid-19 podem ser conferidas clicando diretamente no banner do Comitê Gestor Covid-19 Gurupi-TO.

 

Foram disponibilizados ainda telefones para contato direto da comunidade com a ouvidoria do município para tirar qualquer dúvida. Os números são 3315-0077 e 0800 646 3366. Os números da Vigilância Epidemiológica também têm sido divulgados para que a população tire dúvidas em relação aos sintomas da doença e como proceder na busca por atendimento, ligando no (63) 98424-4156 ou 3315-0088. O órgão também disponibiliza ao cidadão o e-mail: coronavirus@gurupi.to.gov.br.

 

“Dessa forma toda a população tem sido abastecida com todas as informações de combate ao coronavírus em Gurupi, assim como acompanhado a situação dos casos suspeitos diariamente. Além disso, um vídeo legendado está sendo exibido nas tvs disponíveis nas unidades de saúde e no telão localizado no Parque Mutuca, e banners e panfletos informativos foram produzidos e distribuídos nos supermercados, drogarias e locais estratégicos da cidade”, disse a Secretária de Comunicação Luiza Rocha.

 

Idosos

 

Como pertencem ao grupo de risco, os idosos têm recebido uma atenção especial da Secretaria Municipal do Idoso. Com as atividades e atendimentos presenciais suspensos, a equipe de trabalho da pasta tem concentrado os esforços para conscientizar, por telefone, os idosos a redobrarem os cuidados e permanecerem em casa. “Também têm sido repassadas orientações quanto a higienização e temos nos colocado a disposição para resolver alguma necessidade que algum idoso venha ter nesse momento”, disse a secretária do idoso, Regiane Garcia.

 

Assistência Social

 

Medidas de cuidado e prevenção ao coronavírus também foram adotadas aos moradores de rua. A Secretaria Municipal do Trabalho e Assistência Social levantou uma frente de trabalho para entregar a esse público-alvo mantimentos como alimentos e kits de higiene pessoal, incluindo álcool em gel produzido pela UnirG e UTF. A partir desta semana os banheiros da Praça D’Abadia estarão disponíveis para banho.

 

Comércio

 

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Meio ambiente tem se reunido diariamente com os mais diversos ramos de atividade comercial, ouvindo cada segmento e orientando sobre as formas de funcionamento. Com isso, a secretaria tem levado ao Comitê Gestor todas as propostas que vem do empresariado local e buscado atender cada segmento conforme a possibilidade, dentro das medidas de segurança e prevenção ao vírus.  

 

Resultado destas reuniões com a classe empresarial foi o Decreto Nº 0498, que flexibilizou o funcionamento do comércio e permitiu alguns segmentos que não envolvam aglomerações de pessoas a voltarem a funcionar nesta segunda-feira (30). Porém, respeitando as recomendações de atendimento ao público como medidas de segurança para o funcionamento dos estabelecimentos.

 

Fiscalização

 

O município reuniu as equipes do Departamento de Posturas, da Vigilância Sanitária e da Agência Municipal de Trânsito e Transportes (AMTT) para intensificarem as fiscalizações no intuito de se fazer cumprir as recomendações do Decreto. O não cumprimento poderá resultar na aplicação de penalidades administrativas, cíveis e criminais.

 

Fica em casa

 

Às famílias gurupienses, o prefeito Laurez reforçou o pedido de continuar redobrando as atenções quanto as medidas de prevenção. “Peço a cada família de Gurupi que continue tomando todos os cuidados, e o principal deles é ficar em casa e sair somente caso seja necessário, principalmente crianças, gestantes, pessoas com problemas de saúde e idosos. E com certeza e fé em Deus que, em breve, vamos voltar a manifestar a nossa alegria tão própria do nosso povo que ama a nossa cidade, que é tão carinhosamente conhecida como Capital da Amizade e da Prosperidade”, finalizou.

Comments are closed.

Close Search Window