Boletim COVID-19|

O Comitê Gestor de prevenção ao coronavírus em Gurupi informou que até as 11 horas desta terça-feira, 21 de abril de 2020, não houve mudanças no boletim informativo da Covid-19. Desde o último sábado, 18, não foram realizados novos testes rápidos e nem testes SWAB. Gurupi continua com 75 casos descartados da doença e até o momento segue sem novos casos suspeitos.

Tendo em vista a notificação do Centro de Informação Estratégica de Vigilância em Saúde – CIEVS desta última segunda-feira, 20, sobre o novo caso confirmado da Covid-19 em Palmas, o pedido à comunidade gurupiense para seguirem as recomendações de prevenção, segurança e controle do vírus foi reforçado.

A paciente é do sexo feminino, 55 anos, residente de Palmas, sem contato com caso positivo, apresentou sintomas clássicos da doença e está internada em isolamento no Hospital Geral de Palmas. Como a paciente esteve recentemente em Gurupi, as pessoas que tiveram contato próximo com ela estão sendo monitoradas em cumprimento aos protocolos estabelecidos pelo Ministério da Saúde, pela Organização Mundial de Saúde, e em conformidade com a Vigilância Epidemiológica do Município. Até o momento elas não apresentaram nenhum sintoma da doença.

Gurupi continua com apenas 01 caso confirmado da COVID-19, um homem de 58 anos. Ele esteve internado e recebeu alta no dia 11 de abril de 2020, mas continua em isolamento domiciliar em Palmas.

Recomendações

O Comitê Gestor reforça o pedido às pessoas para que sigam as instruções de prevenção, segurança e controle do vírus, principalmente aquelas que tiverem retornado de viagem, em especial atenção aos locais com transmissão sustentada do vírus:

– pessoas sem sintomas respiratórios devem permanecer por isolamento domiciliar por 14 dias;

– as que tiverem sintomas respiratórios leves ligar para a vigilância epidemiológica a fim de serem orientadas sobre as providências mais específicas por meio do telefone (63) 9 84244156, 3351-0088 ou por email visaegurupi@gmail.com;

– no surgimento de febre associada a sintoma respiratório intenso, a exemplo dificuldade de respirar, devem buscar atendimento nas unidades de Urgência e Emergência.

O isolamento social deve ser mantido assim como os cuidados com a higiene pessoal. A Covid-19 é altamente contagiosa, e por esta razão os cuidados devem ser redobrados, principalmente com crianças, lactantes, gestantes, pessoas portadoras de doenças crônicas e idosos. Mantenhamo-nos em alerta. Nosso pedido é para que fiquem em casa e só saiam em casos de extrema necessidade.

Quaisquer dúvidas podem ser esclarecidas por meio da ouvidoria do município pelos números: (63) 3315-0077 e 0800 646 3366; também pela Vigilância Epidemiológica: (63) 98424-4156 ou 3315-0088; e pelo e-mail: coronavirus@gurupi.to.gov.br; além das redes sociais e contatos institucionais que podem ser encontrados no site da Prefeitura de Gurupi.

Atendimento nas UBSs

De acordo com o Decreto Municipal Nº 0534 que declarou ponto facultativo na última segunda-feira, 20, tendo em vista o feriado de Tiradentes, 21 de abril, as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) não estarão funcionando. O atendimento retorna nesta quarta-feira, 22. Somente a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) estará funcionando.

Confira aqui o Boletim Epidemiológico completo desta terça, 21.