Boletim COVID-19|

O Comitê Gestor de prevenção ao coronavírus em Gurupi informou que até as 11 horas desta terça-feira, 5 de maio de 2020, foram confirmados mais 05 novos casos de Covid-19 em Gurupi após resultado positivo informado pelo Laboratório Central do Estado – LACEN. Com isso Gurupi chega a 17 casos confirmados da doença, sendo que um destes já está curado.

Os novos casos confirmados da doença são 03 homens, de 16, 32 e 75 anos de idade; e 02 mulheres, de 40 e 66.

O homem de 75 anos tem histórico de viagem recente à Anápolis-GO; o homem de 32 anos teve contato com caso positivo de Gurupi; os demais casos, de 66 e 40 anos e um jovem de 16 anos são da mesma família e tiveram contato com caso positivo de Gurupi (caminhoneiro). Dessas pessoas apenas a mulher de 66 anos está internada no Hospital Regional de Gurupi (HRG), os demais estão cumprindo isolamento domiciliar e apresentam quadro leve da doença.

A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) realizou um teste SWAB em um homem de 68 anos. O paciente está em isolamento domiciliar enquanto aguarda o resultado do exame pelo LACEN.

O Centro de Triagem realizou 02 testes SWAB em dois homens, de 35 e 58 anos de idade. Os pacientes estão em isolamento domiciliar enquanto aguardam o resultado pelo LACEN. O centro também realizou 17 testes rápidos, todos foram descartados.

O Hospital Unimed realizou um teste SWAB em um homem, vendedor viajante, de 30 anos, ele se encontra internado em estado leve e aguarda o resultado pelo LACEN.

O Hospital Santa Catarina realizou um teste SWAB em um homem, vendedor autônomo, de 41 anos de idade. Ele está internado em estado leve e aguarda o resultado pelo LACEN.

Dessa forma Gurupi chega a 145 casos descartados e 08 casos suspeitos aguardando resultado pelo LACEN.

Veja o Boletim Completo.

Recomendações

O Comitê Gestor reforça o pedido às pessoas para que sigam as instruções de prevenção, segurança e controle do vírus. O isolamento social deve ser mantido, os cuidados com a higiene pessoal. A Covid-19 é uma doença grave e altamente contagiosa, por esta razão os cuidados devem ser redobrados, principalmente pelas pessoas do grupo de risco. A orientação é que fiquem em casa e só saiam em casos de extrema necessidade.

O Comitê também reforça para a comunidade a recomendação do uso de máscara de proteção, item que passou a ser obrigatório na cidade.

O médico e integrante do Comitê Gestor, Maurício Nauar Chaves, falou da importância desse equipamento de proteção. “A máscara deve ser usada por todos para evitar a propagação da doença. Lembrar sempre que a parte externa da máscara é contaminada, ela é o filtro, e como filtro, a sujeira fica do lado de fora, sendo assim, não se deve tocar nessa parte da máscara, se o fizer, estará perdendo a função de proteção. Também devemos ao retirá-la, mesmo tocando somente na parte de dentro, lavar as mãos logo depois, e quando ela ficar úmida ou quando vence a validade do fabricante, deverá ser trocada por outra”, explicou.

Veja a seguir a forma correta de usar o equipamento:

– A máscaras pode ser de tecido ou descartável;

– É preciso que a máscara cubra todo o nariz até o queixo;

– Ajuste a máscara com as mãos limpas, antes e depois de colocar ou retirar;

– Não deixe a máscara no queixo, quando precisar tirá-la toque somente nos elásticos;

– Não toque na parte externa e não a coloque em superfícies de uso comum;

– Troque a máscara de 2 em 2 horas ou sempre que ficar úmida;

– Faça o descarte em um saco plástico antes de jogá-la na lixeira;

– Lave a máscara de tecido individualmente com água e sabão ou deixe de molho em água sanitária por cerca de 20 minutos.

Quaisquer dúvidas podem ser esclarecidas com a Vigilância Epidemiológica por meio dos números: (63) 98424-4156 ou 3315-0088; pelo e-mail: coronavirus@gurupi.to.gov.br; além das redes sociais e contatos institucionais que podem ser encontrados no site da Prefeitura de Gurupi.