Boletim COVID-19|

O Comitê Gestor de prevenção ao coronavírus em Gurupi informou que até as 11 horas desta terça-feira, 12 de maio de 2020, não foram confirmados novos casos de Covid-19 no Município. No Boletim anterior foi informado um caso confirmado como sendo de Gurupi, porém, após verificação da Vigilância Epidemiológica foi constatado que se tratava de uma pessoa residente do Estado do Pará. Portanto ele foi retirado do Boletim de Gurupi e o Município contabiliza 35 casos confirmados da doença.

Na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) foram feitos 18 novos testes SWAB em 14 mulheres e 04 homens. Já no Centro de Triagem Municipal foram feitos 06 novos testes SWAB em 05 mulheres e 01 homem. Todos os casos suspeitos estão em isolamento domiciliar sob monitoramento da Vigilância Epidemiológica e aguardam o resultado dos testes enviados ao Laboratório Central do Estado – LACEN. Em hospital da rede privada foram realizados 03 testes SWAB e enviados ao LACEN.

Também foram realizados 22 testes rápidos, sendo 16 na UPA e 06 no Centro de Triagem, e todos testaram negativo para Covid-19. Com isso Gurupi contabiliza, até o momento, 330 casos descartados e 42 casos suspeitos aguardando resultado do LACEN.

A Secretaria Municipal de Saúde informou que 03 dos pacientes confirmados com Covid-19 em Gurupi estão hospitalizados. Um homem de 37 anos em estado de saúde moderado internado em hospital da rede privada, uma mulher de 32 anos em estado moderado de saúde internada em hospital da rede privada e uma mulher de 66 anos em estado grave que foi transferida para o Hospital Geral de Palmas (HGP).

Confira o Boletim completo.

Recomendações

O primeiro óbito por COVID-19 e o estágio de transmissão comunitária no município nos atentam para a necessidade de redobrar os cuidados em relação ao distanciamento social e higiene populacional, todos precisam estar atentos e colaborar para o controle da disseminação do vírus na comunidade respeitando os decretos e ações que estão sendo adotados.

O Comitê reforça para a comunidade a recomendação do uso de máscara de proteção, item que passou a ser obrigatório na cidade.

O médico e integrante do Comitê Gestor, Maurício Nauar Chaves, falou da importância desse equipamento de proteção. “A máscara deve ser usada por todos para evitar a propagação da doença. Lembrar sempre que a parte externa da máscara é contaminada, ela é o filtro, e como filtro, a sujeira fica do lado de fora, sendo assim, não se deve tocar nessa parte da máscara, se o fizer, estará perdendo a função de proteção. Também devemos ao retirá-la, mesmo tocando somente na parte de dentro, lavar as mãos logo depois, e quando ela ficar úmida ou quando vence a validade do fabricante, deverá ser trocada por outra”, explicou.

Quaisquer dúvidas podem ser esclarecidas com a Vigilância Epidemiológica por meio dos números: (63) 98424-4156 ou 3315-0088; pelo e-mail: coronavirus@gurupi.to.gov.br; além das redes sociais e contatos institucionais que podem ser encontrados no site da Prefeitura de Gurupi.