Boletim COVID-19|

Compartilhe:

O Comitê Gestor de prevenção ao coronavírus em Gurupi informou que até as 11 horas desta sexta-feira, 22, foram registrados mais quatro novos casos de Covid-19, somando 68 registros, sendo três homens, entre 38 e 55 anos; e uma mulher de 25 anos. Nos registros de hoje, dois homens tiveram contato com caso positivo, o terceiro não soube dizer a origem da transmissão; e a mulher teve contato com o pai caminhoneiro, que faleceu. Todos estão em isolamento domiciliar e apresentam sintomas leves da doença.

 

Foram realizados na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) nas últimas 24 horas, 25 testes Swab, enviados ao Lacen, em Palmas, sendo de 11 homens, entre 21 e 64 anos; e de 14 mulheres entre 6 e 91 anos. E também foram realizados quatro testes rápidos, com resultados negativos.

 

No Centro de Triagem foram realizados 12 testes Swab, enviados ao Lacen, sendo de oito homens, entre 17 e 64 anos; e de quatro mulheres, entre 39 e 92 anos. 18 pessoas realizaram Testes Rápidos, com resultados negativos

 

Em um Hospital da rede particular também foram realizados três testes Swab, enviados ao Lacen.

 

A Vigilância Epidemiológica esclarece que todos as pessoas que aguardam o resultado dos testes estão em isolamento domiciliar.

 

 

A Vigilância Epidemiológica informou ainda que duas pessoas do sexo feminino, de 10 meses e de 33 anos, residentes de Parauapebas-PA, testaram positivo, no entanto, esses dois casos não somam aos registros de Gurupi conforme estabelece o protocolo do Ministério da Saúde.

 

 

Gurupi contabiliza 725 casos descartados; 68 casos confirmados, 55 casos suspeitos e 24 pessoas curadas da Covid-19.

 

 

Pacientes Internados

 

A paciente de 66 anos que foi transferida para o Hospital Geral de Palmas (HGP), permanece internada.

 

Confira o Boletim Completo

 

Recomendações

 

 O primeiro óbito por COVID-19 e o estágio de transmissão comunitária no município nos atentam para a necessidade de redobrar os cuidados em relação ao distanciamento social e higiene populacional, todos precisam estar atentos e colaborar para o controle da disseminação do vírus na comunidade respeitando os decretos e ações que estão sendo adotados.

 

O Comitê reforça para a comunidade a recomendação do uso de máscara de proteção, item que passou a ser obrigatório na cidade.

 

O médico e integrante do Comitê Gestor, Maurício Nauar Chaves, falou da importância desse equipamento de proteção. “A máscara deve ser usada por todos para evitar a propagação da doença. Lembrar sempre que a parte externa da máscara é contaminada, ela é o filtro, e como filtro, a sujeira fica do lado de fora, sendo assim, não se deve tocar nessa parte da máscara, se o fizer, estará perdendo a função de proteção. Também devemos ao retirá-la, mesmo tocando somente na parte de dentro, lavar as mãos logo depois, e quando ela ficar úmida ou quando vence a validade do fabricante, deverá ser trocada por outra”, explicou.

 

Quaisquer dúvidas podem ser esclarecidas com a Vigilância Epidemiológica por meio dos números: (63) 98424-4156 ou 3315-0088; pelo e-mail: coronavirus@gurupi.to.gov.br; além das redes sociais e contatos institucionais que podem ser encontrados no site da Prefeitura de Gurupi.

 

Comments are closed.

Close Search Window