Boletim COVID-19|

O Comitê Gestor de prevenção ao coronavírus em Gurupi informou que até as 11 horas desta segunda-feira, 29, foram confirmados mais quatro casos positivos de Covid-19 na cidade. São quatro mulheres, uma de 29 anos, que realizou teste Swab e teve contato com casos positivo; uma de 30 anos, outra de 32 e a quarta de 56 anos. Elas foram diagnosticadas por meio de testes rápidos e todas relataram também ter tido contato com caso positivo.

A vigilância epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde confirmou a recuperação de mais duas pessoas. Uma mulher de 37 anos e um rapaz de 21 anos.

Na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) foram realizados 38 testes Swab, de 14 homens, entre 19 e 67 anos; e 24 mulheres, entre 16 e 64 anos, enviados ao Laboratório Central do Estado (Lacen), em Palmas.  Foram realizados 50 testes rápidos, todos com resultados negativos.

Em um hospital da rede privada, um adolescente de 12 anos realizou teste Swab, enviado ao Lacen.

Gurupi contabiliza 1.993 casos descartados, 38 casos suspeitos, 236 confirmados, destes, 139 pessoas estão recuperadas, 92 pessoas em tratamento e 05 óbitos.

Internações

Continuam internados no Hospital Regional de Gurupi (HRG) a mulher de 63 anos, em estado leve da doença, e o homem de 57 anos, em estado moderado.

Também estão na unidade, um homem de 59 anos e outro homem de 89 anos, que testaram positivo para Covid-19. Ambos estão em estágio moderado da doença. A unidade também recebeu uma mulher, de 80 anos, com suspeita do vírus, ela foi encaminhada ao Hospital Geral de Palmas (HGP), em estado grave.

Na rede particular está internado um homem de 47 anos, em estado leve da doença.

Alta hospitalar

As duas mulheres, de 41 e 59 anos, com suspeita de Covid-19, que estavam internadas na rede particular receberam alta médica. O resultado dos exames delas deu negativo para Covid-19.

Alerta da Vigilância Epidemiológica

A  Vigilância Epidemiológica alerta ser importante e essencial a pessoa manter o distanciamento social, mesmo com familiares e amigos. Evitar aglomerações de pessoas  em festas e reuniões em residências, lazer em ranchos e praia.

Alerta também manter o isolamento assim que sentir os primeiros sintomas, ficar em um cômodo isolado, usando máscara, manter o distanciamento dos demais familiares, mesmo antes de receber o resultado do exame.

Confira o Boletim Completo

Recomendações

O Comitê Gestor de prevenção ao coronavírus reforça que as medidas de prevenção são extremamente necessárias para evitar a transmissão principalmente aos grupos de risco. O esforço deve ser coletivo e o isolamento social deve ser priorizado. O momento não é para festividades, confraternizações, encontro de amigos e familiares, visitas, viagens, pois a atual situação exige que o isolamento social seja prioridade. Quanto menos contato com outras pessoas, menor é a chance de ser infectado pelo coronavírus. Dessa forma o cidadão irá proteger tanto seus familiares quanto outras pessoas e evitar a propagação do vírus