Boletim COVID-19|

O Comitê Gestor de Prevenção ao Coronavírus de Gurupi informou que até às 14h deste sábado, 12, foram confirmados 44 novos casos de Covid-19 na cidade. São 39 resultados do Laboratório Central do Estado (Lacen) e cinco testes rápidos. Foram diagnosticados com a doença 23 mulheres com idades dentre 01 e 60 anos; e 21 homens com idades entre 05 e 75 anos. A taxa de recuperação de Covid-19 neste sábado é de 75%, enquanto 23,6% dos casos estão em tratamento.

A Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde informou a alta de 10 mulheres e 11 homens que estavam em tratamento assistidos pelas equipes das Unidades Básicas de Saúde.

Na Unidade de Pronto Atendimento foram realizados 28 testes Swab, enviados para o Lacen, de 15 mulheres com idades entre 05 e 56 anos de idade; e de 13 homens com idades entre 02 e 61 anos. Também foram realizados 31 testes rápidos, sendo que 28 tiveram resultados negativos e 3 positivos.

A equipe do Centro de Triagem realizou 26 testes Swab, enviados para o Lacen, em 12 mulheres com idades entre 16 e 70 anos; e em 14 homens com idades entre 12 e 64 anos. Também foram feitos 36 testes rápidos, sendo que destes 35 testaram negativo e 01 positivo para a Covid-19.

Pelas equipes das Barreiras Sanitárias foram realizados 18 testes Swab, enviados para o Lacen, em 07 mulheres com idades entre 16 e 74 anos; e em 11 homens com idades entre 14 e 69 anos.

Em uma UBS foi realizado um teste rápido, que teve resultado positivo para a Covid-19.

Em um hospital da rede particular foram realizados 02 testes Swab, enviados para o Lacen, em dois homens de 20 e 39 anos de idade.

Confirmação de óbito

Um homem de 84 anos, atendido pelo Hospital Regional de Gurupi (HRG), positivo para a Covid-19, permaneceu no HRG até a transferência para rede hospitalar particular em Palmas onde foi à óbito neste sábado (12) por complicações respiratórias devido a doença.

Gurupi contabiliza neste sábado, 9.513 casos descartados; 148 suspeitos; 3.068 confirmados, destes 2.301 (75%) são pessoas recuperadas, 724 (23,6%) em tratamento e 43 (1,4%) óbitos.

Internações

Em um hospital da rede particular está na UTI uma mulher de 78 anos. E na ala clínica um homem de 46 anos de idade. Não há novas informações do Hospital Regional de Gurupi.

De acordo com o relatório de ocupação covid-19 na UPA, há um total de 10 leitos intermediários e 03 leitos de suporte ventilatório. Duas pessoas estão em observação.

Recomendações

O Comitê Gestor de prevenção ao coronavírus reforça que as medidas de prevenção são extremamente necessárias para evitar a transmissão principalmente aos grupos de risco. O esforço deve ser coletivo e o isolamento social deve ser priorizado. O momento não é para festividades, confraternizações, encontro de amigos e familiares, visitas, viagens, pois a atual situação exige que o isolamento social seja prioridade. Quanto menos contato com outras pessoas, menor é a chance de ser infectado pelo coronavírus. Dessa forma o cidadão irá proteger tanto seus familiares quanto outras pessoas e evitar a propagação do vírus.