Geral|

Compartilhe:

(Com informações de Sara Cardoso/Governo do Tocantins)

 

Nesta quarta-feira, 27, a prefeita de Gurupi, Josi Nunes (PROS), e o vice-prefeito, Gleydson Nato (PTB), prestigiaram a assinatura do decreto de credenciamento do Campus da Universidade de Gurupi (UnirG) em Paraíso do Tocantins.

 

A solenidade foi realizada no Palácio Araguaia, em Palmas, quando o governador Mauro Carlesse assinou o decreto que credencia, pelo período de três anos, o Campus da UnirG em Paraíso do Tocantins. O decreto vem depois de vistoria e parecer positivo já publicado pelo Conselho Estadual de Educação (CEE).

 

“Sempre me questionei por que a UnirG não era ampliada para outros lugares, tendo em vista seu grande potencial. Conseguir concretizar isso é um grande sonho se realizando. Trabalhamos com a máxima agilidade para que isso fosse possível, porque o Tocantins deve ser sinônimo de oportunidade. O mundo inteiro vai saber que o Tocantins forma médicos de qualidade. Obrigado a todos que se juntam a nós para tornar estas ações possíveis”, destacou o governador Mauro Carlesse.

 

Agradecendo pela atuação da Gestão frente ao processo de credenciamento, o vice-reitor da UnirG, Jeann Bruno Ferreira da Silva, deu destaque aos números alcançados pela instituição ao longo de 35 anos de história e a contribuição direta ao desenvolvimento regional. “É um momento de muita gratidão. Vamos completar 36 anos oferecendo 16 cursos, com 5 mil alunos e mil funcionários, beneficiando diretamente mil famílias em Gurupi e região. Nosso maior orgulho é formar o aluno e ele permanecer para trabalhar na cidade, contribuindo com o desenvolvimento e é isto o que vai acontecer com Paraíso”, explicou.

 

Fazendo uso da palavra, a secretária de Estado da Educação, Juventude e Esportes, Adriana Aguiar, lembrou que o Tocantins tem um olhar global sobre o aluno, desde a base até o ensino superior. “A Gestão quer criar oportunidades para que o nosso aluno, não só da rede pública tenha condições de estudar aqui. Eu, como aluna egressa da UnirG, estou muito feliz e emocionada com esta realização”, contou.

 

 

Municípios

A prefeita de Gurupi, Josi Nunes, relatou sua alegria em ver a expansão da UnirG para outro município e lembrou que isto só foi possível com o apoio do Governo do Tocantins, que em 2018, possibilitou que o Centro Universitário fosse transformado em Universidade. “Esta instituição foi criada pelo meu pai, Jacinto Nunes, e eu sou professora lá desde 1985, então é muito emocionante e gratificante. Agradeço muito à Gestão Carlesse, que possibilitou a gente conseguir esta expansão”, frisou.

 

Já o prefeito de Paraíso do Tocantins, Celso Moraes, destacou que a instalação da UnirG é um ganho não só para a Educação, mas para o Desenvolvimento Econômico e para a Saúde, pois muitos dos universitários vão acabar se estabelecendo na região. “Estamos entrando em um novo ciclo de desenvolvimento em Paraíso e região”, comemorou.

 

Presenças

A cerimônia de assinatura do decreto também foi acompanhada pelos deputados federais Carlos Gaguim e Osires Damaso; pelo presidente da Assembleia Legislativa do Tocantins, deputado Antonio Andrade, pelos deputados estaduais Nilton Franco, Amélio Cayres e Jorge Frederico, secretários e presidentes de autarquias estaduais, vice-prefeitos, secretários e vereadores de Paraíso e Gurupi e membros da UnirG.

 

 

Vestibular 2021

Com a publicação do decreto de credenciamento no Diário Oficial do Estado (DOE) desta quarta-feira, o próximo passo para a abertura de vagas no curso de Medicina é a aprovação do credenciamento deste curso por parte do Conselho Estadual de Educação. A reunião do CEE está agendada para o próximo mês de fevereiro.

 

Segundo o prefeito Celso Moraes, o prédio que vai receber a UnirG já está pronto e adequado para o curso e estão sendo avaliadas duas possibilidades para o ingresso de alunos: a realização de um vestibular presencial ou a utilização das notas obtidas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

 

Conforme informações do presidente da Fundação UnirG, Thiago Pinheiro Miranda, a ideia é implantar um polo de Saúde no Campus de Paraíso e, tudo correndo dentro do programado, realizar o vestibular no mês de março para que o curso já se inicie no primeiro semestre de 2021.

Comments are closed.

Close Search Window