Boletim COVID-19|

O Comitê Gestor de Prevenção ao Coronavírus de Gurupi informou que até às 14h desta quinta-feira, 21, foram confirmados 31 novos casos de Covid-19 na cidade, sendo 29 Testes Rápidos realizados na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e Centro de Triagem e dois testes Swab realizados no Hospital Regional de Gurupi (HRG). Testaram positivo 19 mulheres com idades entre 21 e 67 anos, e 12 homens entre 03 e 80 anos. A taxa de recuperação de Covid-19 nesta quinta é de 93,7% enquanto 5% dos casos estão em tratamento.

A Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde informou a alta de 22 mulheres e 20 homens que estavam em tratamento assistidos pelas Unidades Básicas de Saúde.

Na UPA, cinco pessoas receberam diagnóstico negativo para o vírus após realização de testes rápidos; 15 mulheres, entre 15 e 77 anos, e 18 homens, entre 17 e 85 anos, realizaram os testes Swab.

No Centro de Triagem, 41 pessoas receberam diagnóstico negativo para o vírus após realização de testes rápidos; nove homens, entre 28 e 73 anos, e 14 mulheres, entre 22 e 67 anos coletaram material para a realização do exame Swab.

Em um hospital da rede privada um homem de 40 anos e uma mulher de 33 anos realizaram os testes Swab.

Em farmácias e laboratórios particulares, 69 pessoas receberam diagnóstico negativo após a realização de testes rápidos.

Confirmação de óbitos

Uma mulher de 59 anos, internada no HRG, com diagnóstico: choque séptico de foco pulmonar, pneumonia,  com resultado positivo para Covid-19, morreu no dia 19 de janeiro.

Outra morte confirmada no dia 20 de janeiro é de uma mulher de 77 anos, que também estava internada no HRG com diagnóstico: choque séptico, pneumonia, insuficiência renal aguda, com resultado positivo para covid-19.

Gurupi contabiliza nesta quinta-feira, 20.534 casos descartados, 189 suspeitos, 5.582 confirmados, destes 5.230 (93,7%) estão recuperados, 277 (5%) em tratamento e 75 (1,3%) óbitos.

Internações

Em um hospital da rede particular estão internados na ala clínica dois homens de 77 e 78 anos. Na UTI-covid da mesma unidade recebem o tratamento um homem de 54 anos e uma mulher de 72 anos.

Na ala clínica covid do HRG recebem tratamento dois homens de 33 e 48 anos e três mulheres entre 44 e 66 anos. Na mesma ala estão internados com suspeita de estarem infectados pelo coronavírus, um homem de 101 anos e uma mulher de 65 anos.

Na UTI-Covid do HRG estão internados sente homens, entre 36 e 73 anos e cinco mulheres, entre 33 e 72 anos. Na mesma ala, um homem de 40 anos, está com suspeita de ter estar com a covid-19.

Recomendações

O Comitê Gestor de prevenção ao coronavírus reforça que as medidas de prevenção são extremamente necessárias para evitar a transmissão principalmente aos grupos de risco. O esforço deve ser coletivo e o isolamento social deve ser priorizado. O momento não é para festividades, confraternizações, encontro de amigos e familiares, visitas, viagens, pois a atual situação exige que o isolamento social seja prioridade. Quanto menos contato com outras pessoas, menor é a chance de ser infectado pelo coronavírus. Dessa forma o cidadão irá proteger tanto seus familiares quanto outras pessoas e evitar a propagação do vírus.