Boletim COVID-19|

O Comitê Gestor de Prevenção ao Coronavírus de Gurupi informou que até às 14h desta terça-feira, 19, foram confirmados 13 novos casos de Covid-19 na cidade, todos resultados de testes Swab realizados na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e Centro de Triagem. Testaram positivo cinco mulheres com idades entre 14 e 65 anos, e oito homens entre 09 e 76 anos. A taxa de recuperação de Covid-19 nesta terça é de 93,7% enquanto 5% dos casos estão em tratamento.

A Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde informou a alta de oito mulheres e oito homens que estavam em tratamento assistidos pelas Unidades Básicas de Saúde.

Na UPA, 23 pessoas receberam diagnóstico negativo para o vírus após realização de testes rápidos; 22 mulheres, entre 11 e 67 anos, e 24 homens, entre 01 e 70 anos, realizaram os testes Swab.

No Centro de Triagem, 15 pessoas receberam diagnóstico negativo para o vírus após realização de testes rápidos; 14 homens, entre 13 e 40 anos, e 17 mulheres, entre 02 e 72 anos coletaram material para a realização do exame swab.

Em um hospital da rede privada, um homem de 38 anos e quatro mulheres, entre 14 e 40 anos realizaram testes Swab e aguardam resultado.

Em laboratório/farmácia da rede privada, 50 pessoas receberam diagnóstico negativo para o vírus após realização de teste rápido.

Confirmação de óbito

Uma mulher de 86 anos, internada no Hospital Regional de Gurupi, testada positivo para Covid-19, faleceu na unidade nesta segunda-feira, 18. Ela era hipertensa, teve choque cardiogênico, insuficiência respiratória aguda e pneumonia.

Gurupi contabiliza nesta terça, 20.292 casos descartados, 161 suspeitos, 5.497 confirmados, destes 5.150 (93,7%) estão recuperados, 276 (5%) em tratamento e 71 (1,3%) óbitos.

Recomendações

O Comitê Gestor de prevenção ao coronavírus reforça que as medidas de prevenção são extremamente necessárias para evitar a transmissão principalmente aos grupos de risco. O esforço deve ser coletivo e o isolamento social deve ser priorizado. O momento não é para festividades, confraternizações, encontro de amigos e familiares, visitas, viagens, pois a atual situação exige que o isolamento social seja prioridade. Quanto menos contato com outras pessoas, menor é a chance de ser infectado pelo coronavírus. Dessa forma o cidadão irá proteger tanto seus familiares quanto outras pessoas e evitar a propagação do vírus.