Nesta quarta-feira, 06, representantes da Secretaria Municipal de Juventude e Esporte de Gurupi se reuniram com gestores da Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc). Na pauta políticas públicas e projetos que possam beneficiar a população gurupiense.

O encontro aconteceu na sede da Diretoria Regional de Educação (DRE) de Gurupi, o superintendente de Esportes, Juventude e Lazer da Seduc, Clay Marinângelo, acompanhado do diretor de Políticas para Juventude, Pedro Reis, conversou com os diretores municipais Paulo Magalhães, do Esporte, e Fernando Novais, da Juventude. Também participou da reunião o jornalista e empresário, Silvério Filho.

O diretor de Esportes de Gurupi afirmou que o momento é de avaliação e planejamento, de levantar as demandas e identificar projetos que possam ser implantados na cidade. “As nossas expectativas são as melhores possíveis. A prefeita Josi Nunes tem muita vontade de fazer o esporte acontecer na cidade de Gurupi e essa parceria do Governo do Estado é muito importante, pois vem com a proposta de ajudar, de contribuir. A população de Gurupi, com certeza, vai sair ganhando com isso”, destacou Paulo Magalhães.

Na oportunidade, Clay Marinângelo, colocou a pasta à disposição para apoiar nos estudos e projetos do município, assim como os equipamentos esportivos do Estado. “O Governo do Estado já executou uma série de investimentos para trazer condições de uso a espaços públicos como o Ginásio de Esportes Idanizete de Paula, assim como o Estádio Rezendão. São tantas as possibilidades de parceria que podemos firmar para que estes espaços beneficiem os projetos esportivos do município”, frisou.

Já Fernando Novais afirmou que a gestão municipal está dando o pontapé inicial num trabalho propriamente voltado à juventude gurupiense. “Os desafios são imensos e essa abertura do Governo do Estado, do Governador Mauro Carlesse e da secretária Adriana Aguiar, que colocaram a equipe de Juventude do Estado para nos apoiar, é importante porque, sem o conhecimento, sem a parceria, e principalmente sem esse trabalho conjunto que vai ser feito aqui em Gurupi, não seria possível, porque nós estamos iniciando realmente do zero”, destacou.

Para ele, a maior demanda dos jovens gurupienses está relacionada ao empreendedorismo. “Ficamos felizes em perceber que estamos falando a mesma língua do Estado. As políticas públicas para a juventude sempre foram pensadas de forma atrelada ao esporte, mas hoje o jovem quer empreender, quer estudar, se capacitar. Nosso primeiro desafio realmente é fazer um trabalho nessa direção”, ressaltou o diretor de Juventude de Gurupi.

Para a Juventude, a equipe técnica da Seduc, na reunião representada pelo diretor Pedro Reis, se colocou à disposição para orientar sobre projetos, captação de recursos e execução de iniciativas que possam favorecer os jovens. “O Governo do Tocantins acredita no potencial criativo e executor da juventude e estamos trabalhando para fortalecer iniciativas neste setor”, destacou o diretor.

Após a reunião, dirigentes municipais e estaduais visitaram diversos espaços esportivos municipais e estaduais a fim de verificar as estruturas e auxiliar no planejamento das ações.

(Com informações da Dicom/Seduc)