Na manhã desta terça-feira (02), a prefeita de Gurupi, Josi Nunes (PROS), juntamente com o Vice-prefeito e Secretário Municipal do Idoso, Gleydson Nato (PTB), se reuniram com os membros do Conselho Municipal do Idoso (CMI). Na oportunidade, trataram sobre ações de defesa ao direito das pessoas idosas e elaboração de políticas públicas direcionadas para este importante setor da sociedade.

A reunião, que ocorreu no auditório do Centro de Convenções Mauro Cunha, teve como objetivo apresentar os membros do Conselho aos gestores municipais e iniciar as discussões sobre novos projetos e políticas públicas voltadas ao amparo e bem-estar dos idosos. Além disso, elaborar ações de conscientização dos idosos e de seus familiares quanto a garantia dos seus direitos.

Segundo o Vice-prefeito e Secretário da pasta, Gleydson Nato, neste início de trabalho é fundamental fortalecer a parceria da gestão com os conselhos municipais. “Temos buscado fortalecer todos os conselhos e fazer com que sejam parceiros da gestão, para que possamos trabalhar em conjunto e assim, buscarmos parcerias para que as coisas realmente aconteçam. Estamos ouvindo a todos e propondo uma gestão participativa”, disse.

Para a presidente do Conselho Municipal do Idoso, Teodora de Melo Araújo, foi importante o encontro, pois possibilitou levantar propostas para o plano de ação do conselho. “A gestão tem nos escutado e proposto parcerias importantes para aprimorarmos o trabalho de acolhimento e atendimento aos idosos, bem como fortalecer as campanhas de conscientização à garantia dos direitos deles”, afirmou.

O diretor municipal do Idoso de Gurupi, Vinícius Martins, reforçou a importância das parcerias para atender ao idoso que precisa de assistência, principalmente neste período de Pandemia, causada pela Covid-19. “Devido à Pandemia, os grupos de convivência não estão acontecendo, então nosso intuito é montar uma força tarefa entre as secretarias de saúde, de Assistência Social e do Idoso, para junto ao Conselho Municipal do Idoso, atendermos individualmente, dentro das possibilidades do município, o idoso que está sem assistência”, explanou.

Ainda na reunião foram destacadas algumas parcerias já firmadas e outras encaminhadas, como a do Banco da Amazônia, que realizará ainda nesta semana um repasse de recursos financeiros ao Fundo Municipal do Idoso. Algumas ações também foram debatidas, entre elas, melhorias na estrutura física da Casa do Idoso do município.

Fotos: Lino Vargas