Na tarde desta quinta-feira, 18, a Prefeita de Gurupi, Josi Nunes (PROS), o vice-prefeito, Gleydson Nato (PTB), e a Secretária Municipal da Educação, Amanda Costa, receberam dois ônibus que vão reforçar a frota do transporte escolar no município. Os modelos, repassados pelo Governo do Estado, são adaptados para o acesso de estudantes com deficiência ou mobilidade reduzida.

Os modelos dos ônibus entregues ao município de Gurupi, têm, cada um, capacidade para 29 estudantes sentados. Os veículos são equipados com Plataforma Elevatória Veicular (PEV) do tipo Dispositivo de Poltrona Móvel (DPM), para oferecer com segurança e autonomia, o transporte dos estudantes com deficiência. “Hoje recebemos esses dois ônibus escolares frutos de uma parceria entre os governos Municipal, Estadual e Federal. Os parlamentares que estiveram à frente dessa aquisição foram o Senador Eduardo Gomes (MDB), o Deputado Federal Carlos Gaguim (DEM) e ainda o nosso Governador Mauro Carlesse (DEM)”, explicou a prefeita.

Segundo Josi Nunes, existem demandas emergenciais no município no que se refere à saúde pública, por causa da alta nos casos da Covid-19, mas a Educação é vista como uma prioridade em qualquer projeto de Governo. “É preciso estarmos equipando e colocando à disposição da comunidade escolar tudo o que é necessário para proporcionar uma melhor qualidade, tanto para os alunos quanto para o processo educacional”, defendeu a gestora.

Josi Nunes, fez questão de destacar que o apoio dos representantes do Estado em Brasília, por meio de emendas parlamentares, e a parceria com o Governo do Tocantins, renderam ao município de Gurupi a aquisição recente de uma retroescavadeira hidráulica e uma trator. “Tudo isso é resultado de uma parceria que está dando certo”, comemorou a prefeita.

Frota

Os veículos do transporte escolar no município percorrem 23 rotas rurais e urbanas, atendendo a mais de 400 estudantes. Com a aquisição dos novos dois ônibus a Secretaria Municipal da Educação passa a contar uma frota de 25 veículos. “Esse foi mais um importante passo na nossa busca por um transporte escolar de qualidade e em quantidade suficiente para atender aos nossos alunos. Esses ônibus serão muito úteis quando retornarmos com as aulas presenciais, assim, transportaremos nossos estudantes da zona rural e aqueles que atendemos na zona urbana”, disse Amanda Costa.

Conforme a Secretária, os modelos de ônibus com acessibilidade no transporte escolar do município só disponibilizavam de uma rampa. “Esses novos modelos representam mais qualidade e mais acessibilidade com segurança e efetividade no atendimento aos nossos estudantes com deficiência”, ressaltou.