A arte de empreender com criatividade, foi o tema do 1º Workshop de Economia Criativa, realizado nesta terça-feira, 27, em Gurupi. O evento, realizado pelo Instituto Federal do Tocantins (IFTO), em parceria com a Prefeitura de Gurupi, Secretaria de Cultura e Turismo, Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação, Inova, Hum Distrito uma Startup de São Paulo, e SEBRAE, foi totalmente virtual e teve mais de 300 participantes.

Durante a programação, que contou com apresentações artísticas e palestras com Fábio Pegoraro e Paula Marques, houve ainda o relato de empreendedores que já atuam nesta área.

Segundo a secretária municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação, Lady Sakay, a Economia Criativa terá em Gurupi a sua Incubadora InovArt no IFTO, que vai envolver os setores de: Consumo (design, arquitetura, moda, artesanato e publicidade); Mídias (editorial e audiovisual); Cultura (patrimônio e artes, música, artes cênicas, gastronomia, turismo cultural, entretenimento, eventos e expressões culturais); e Tecnologia (pesquisa e desenvolvimento, biotecnologia, games e tecnologias da informação e comunicação).

“A Economia Criativa envolve as áreas da cultura e da tecnologia, que são importantes áreas para o desenvolvimento local; são empresas que empregam diretamente muitas pessoas e fazem um processo de inclusão social muito grande. E atualmente a Economia Criativa é responsável por aproximadamente 3% do PIB no Brasil, então é um setor em alta e Gurupi precisava de uma incubadora para incentivar essas pessoas que já atuam na área e também aqueles que querem empreender também”, afirmou a secretária municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação, Lady Sakay, destacando que a Prefeitura de Gurupi é parceira dessa iniciativa.

O que é incubadora de empresa

As incubadoras oferecem consultoria desde a fase inicial do projeto, em que se desenvolve a ideia do negócio, porém, sua função vai muito além. É possível que o apoio inclua um espaço físico com os serviços básicos, como água, luz, telefone e Internet, além de orientação legal, financeira, contábil etc.