Por Fernando Vieira – Secom Gurupi

A Capital da Amizade permaneceu com saldo positivo de empregos e abriu 133 novos postos de trabalho com carteira assinada no mês de abril deste ano, segundo dados do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados nesta quarta-feira (26/05), pelo Ministério da Economia.

Os números do mês de abril são resultado de 443 admissões e de 310 desligamentos, gerando um saldo de 133 novos empregos. Em Gurupi, o setor que mais se destacou neste período foi o de serviços, que somou 64 novos postos de emprego, representando 48,1% do saldo positivo total.

Ainda de acordo com os dados do Caged, no primeiro quadrimestre de 2021, Gurupi também fecha com saldo positivo de empregos. Foram 2.192 admissões e 1.509 desligamentos, resultando em um saldo de 683 empregos formais de janeiro a abril.

Mais empresas

Os dados do mês de abril também são positivos quanto à liberação de alvarás para abertura de novas empresas. Segundo dados da Secretaria Municipal de Planejamento e Finanças e do departamento integrado a rede Simplifica Tocantins, em Gurupi foram registradas 56 aberturas de empresas e 19 pedidos de baixa, resultando em um saldo positivo de 37 novas empresas.

A Sala do Microempreendedor Individual (MEI), da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente, também registrou a formalização de 20 novos microempreendedores individuais no município em abril.

Para o secretário de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente de Gurupi, Pedro Dias, os dados trazem uma perspectiva positiva na geração de empregos para o ano de 2021. “Nós temos acompanhado a movimentação nos setores de serviços e construção civil, eles têm sido crescentes em Gurupi nos últimos meses, isso mostra que 2021 será um ano muito positivo para geração de empregos na cidade”, disse.

A prefeita de Gurupi, Josi Nunes, se mostrou entusiasmada e com boas perspectivas para a retomada da economia. “Uma das nossas metas de governo é justamente retomar a economia do município para Gurupi voltar a ser destaque e oferecer mais oportunidades de empregos e qualidade de vida para nossa população, então, esse saldo positivo de empregos nos alegra muito”, afirmou.