(Com informações da Secom-TO)

Nesta sexta-feira, 14, a Prefeita de Gurupi, Josi Nunes, cumpriu agenda de trabalho em Palmas, onde se reuniu com o Governador do Tocantins, Mauro Carlesse, para discutir sobre o projeto Parque Pouso do Meio, que será um dos principais cartões postais de Gurupi.  A ideia é implantar uma área de lazer com mais de 200 mil m² e um lago de 130 mil m², construído às margens do Córrego Pouso do Meio, entre a Avenida Goiás e a BR-153.

A prefeita explicou que as equipes da Prefeitura e do Governo do Estado estão discutindo e analisando estudos técnicos iniciais, conjuntamente, considerando o mínimo de impacto ambiental, com foco na preservação e conservação da área, além da definição das áreas que deverão ser desapropriadas. “Agora que foi definido o tamanho do Parque, vamos chamar os proprietários para iniciar as negociações”, explanou Josi Nunes, informando que a partir de agora será dado andamento ao processo de sondagem, um estudo, para verificar se o terreno comportará um lago.

De acordo com Josi, o estudo dando positivo para a implantação do lago, será feita uma consulta pública para elaboração do projeto do Parque Pouso do Meio, depois disso as obras serão iniciadas.

“Já estamos em conversação em Brasília para a viabilização de recursos para a implantação desse ponto turístico. Estamos nos passos iniciais e vamos dar prioridade ao melhor projeto, ao mais moderno e o que mais respeite o meio ambiente, preservando a mata às margens da Avenida Goiás”, destacou completando que a gestão quer muito, construir parques, praças, revitalizar as que já existem para que as pessoas possam usufruir desses locais.

Presenças

Participaram da audiência: o Governador Mauro Carlesse; Prefeita de Gurupi Josi Nunes; Chefe de Gabinete, Sebastião Albuquerque; Secretário Extraordinário de Assuntos Parlamentares, José Humberto; Secretária Estadual de Infraestrutura, Cidades e Habitação, Juliana Passarin;  Procurador-Geral do Estado, Nivair Vieira Borges; Presidente da Companhia Imobiliária do Estado do Tocantins – Terratins, Aleandro Lacerda Gonçalves; Superintendente da Habitação, Denner Gleik Rosa Martins; Luana Gomes da Silva Oliveira, Diretora de Planejamento Urbano;  Arquiteto, Luis Hildebrando Ferreira Paz.

De Gurupi, além da prefeita, participaram: o Secretário Municipal de Juventude e Esportes, José Carlos Bessa; a Secretária Municipal de Cultura e Turismo e Secretária Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação, Lady Sakay; a Controladora Geral do município, Vilma Alves; e o Diretor de Meio Ambiente, Diego Rocha.

REUNIÃO CDR

Ainda nesta sexta-feira, a prefeita Josi Nunes, também participou, com o governador Mauro Carlesse, de uma reunião com do Centro de Desenvolvimento Regional do Sul do Estado (CDR) para tratarem sobre aporte financeiro para o custeio da Carteira de Projetos do CDR, que tem como objetivo o desenvolvimento econômico e social de 19 municípios da região metropolitana de Gurupi, incluindo Dianópolis.

As demandas da região sul, apresentadas pelo CDR, englobam as áreas de cultura, educação empreendedora, sustentabilidade, produção agrícola e ciência e tecnologia. O Governador recebeu com entusiasmo o grupo e destacou a intenção de aplicar a metodologia do CDR para todas as regiões do Tocantins.

O que é o CDR?

O Programa de Centro de Desenvolvimento Regional é um estudo demandado pela Secretaria de Educação Superior do Ministério da Educação (Sesu/MEC) ao Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE). Sua finalidade é articular as instituições de educação superior para, em conjunto com os atores locais, definir estratégias e projetos inovadores para o desenvolvimento das respectivas regiões.

Compõem o CDR Regional Sul: a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Tocantins (Fapt), a Universidade Estadual do Tocantins (Unitins), o Instituto Federal do Tocantins (IFTO), a Universidade Federal do Tocantins (UFT), a Universidade de Gurupi (UnirG), a Fundação UnirG e Prefeitura de Gurupi.

Reunião membros do Centro de Desenvolvimento Regional do Sul do Estado (CDR)