Por Fernanda França – Secom Gurupi

A Secretaria Municipal de Saúde de Gurupi (SEMUS) tem trabalhado assiduamente para garantir à população, em tempos de pandemia, cuidados efetivos contra a propagação do Coronavírus, bem como para alcançar 100% da imunização dos populares.

A comunidade conta agora com mais uma unidade exclusiva para atendimento de casos positivos de Covid-19, com sintomas leves da doença. A UBS Ney Luz e Silva, do setor Nova Fronteira, tem essa funcionalidade, juntamente com outras três unidades, que já vinham realizando atendimento para casos de Covid-19: o Centro de Triagem Municipal, a UBS Pr. Moisés Martins Rocha, no setor Sol Nascente, que realiza atendimentos aos finais de semana, e a UPA 24 horas, que possui uma ala exclusiva para casos da doença.

E falando em vacinação contra a Covid-19, a cada dia mais Gurupi tem avançado e segue ampliando os públicos e faixa etária. Confira o cronograma desta semana de terça até sexta-feira, 18:

Profissionais da Educação – Astrazeneca

Segue nesta terça-feira, 15, a vacinação dos profissionais da Educação, da rede pública e privada, com a faixa etária ampliada para pessoas com idades a partir de 43 anos, a partir das 9 horas, na Escola de Tempo Integral (ETI) Antônio Lino de Souza, na saída para Peixe.

A partir de quarta-feira, 16, até a sexta, 18, a faixa etária dos profissionais da educação novamente terá ampliação. Continuarão sendo imunizadas as pessoas das idades anteriormente divulgadas e serão acrescentados os profissionais com idades a partir de 40 anos.

Em razão da ampliação, a partir de quarta (16), além da ETI Antônio Lino de Souza, essa categoria contará com mais um ponto de vacinação, a Escola Municipal Lenival Correia Ferreira, localizada no setor Alto da Boa Vista.

A documentação necessária é: CPF, RG ou CNH, cartão de vacina, cartão do SUS e comprovante de vínculo empregatício, como o último contracheque. Os trabalhadores da rede particular deverão apresentar o último contracheque e a declaração do empregador informando a unidade escolar em que atua.

Grávidas e Puérperas com comorbidades – Pfizer

A imunização de gestantes e puérperas com comorbidades, independentemente da idade, seguirá até sexta-feira, 18, na UBS Sol Nascente.

Além dos documentos pessoais, cartão de vacina e do SUS, deverá ser apresentado documento que comprove a condição de risco, como laudo médico, exames, receitas, prescrição médica etc., conforme recomendações do Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19 – PNO.

Pessoas com comorbidades a partir de 18 anos – Astrazeneca

Para as pessoas com comorbidades e as portadoras de deficiências permanentes, cadastradas no Programa de Benefício de Prestação Continuada (BPC), com idades a partir de 18 anos, a imunização seguirá até sexta-feira, 18, nas unidades de saúde Rosendo Barbosa de Araújo (Rua 15, Centro), Parque das Acácias, Sol Nascente e Policlínica.

Quem for vacinar precisa estar munido dos documentos pessoais (RG ou CNH), cartão de vacina e do SUS, e também o laudo ou relatório médico comprovando a condição relatada.

As comorbidades são: Diabetes mellitus; pneumopatias crônicas graves; hipertensão arterial resistente (HAR); hipertensão arterial estágio 03; hipertensão arterial, estágios 01 e 02 com lesão em órgão-alvo e/ou comorbidade; insuficiência cardíaca (IC); cor-pulmonale e hipertensão pulmonar; cardiopatia hipertensiva; síndromes coronarianas; valvopatias; miocardiopatias e pericardiopatias; doenças da aorta, dos grandes vasos e fístulas arteriovenosas; arritmias cardíacas; cardiopatias congênitas no adulto; próteses valvares e, dispositivos cardíacos implantados; doença cerebrovascular; doença renal crônica; imunossuprimidos; hemoglobinopatias graves; obesidade mórbida; cirrose hepática.

Segunda dose – Astrazeneca e Coronavac

Para quem já tomou a primeira dose do imunizante e já cumpriu o prazo necessário para receber a segunda, poderá finalizar o esquema vacinal até sexta-feira, 18, na Policlínica.

O prazo entre uma dose e outra da vacina Astrazeneca é de 90 dias. Já a Coronavac, o período é de 21 a 28 dias.

A imunização de idosos a partir de 60 anos também continua, em qualquer unidade em que esteja ocorrendo vacinação.