(Com informações de Henrique Lopes – Governo do Tocantins)

A prefeita de Gurupi, Josi Nunes, e a secretária municipal de Cultura e Turismo, Lady Sakay, participaram de uma reunião com os municípios da região turística Ilha do Bananal, realizada nesta quarta-feira, 23, em Palmas. O encontro contou com o apoio da Agência do Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa (Adetuc) e teve como principal objetivo unificar os esforços em prol do fomento das atividades turísticas nos municípios da região.

Estiveram presentes também representantes das cidades de Lagoa da Confusão, Peixe, Sandolândia, Santa Rita do Tocantins, São Salvador do Tocantins e Formoso do Araguaia, apresentaram as demandas da região ao presidente da Adetuc, Jairo Mariano.  O encontro foi acompanhado pela deputada Claudia Lelis e pela equipe da Adetuc.

A movimentação dos municípios, que visa implementar uma política colaborativa para impulsionar a retomada segura dos destinos turísticos da região, tem como objetivo implementar atividades de ordenamento e a formatação dos atrativos e roteiros, além da execução de serviços ligados à promoção, à inovação e à sustentabilidade socioambiental.

“Queremos fazer com que as potencialidades da Ilha do Bananal sejam vistas. Com a institucionalização e organização do turismo e da cultura iremos traçar um planejamento a ser implementado e sabemos que podemos contar com a Adetuc com o apoio que for necessário”, afirmou a prefeita de Gurupi, Josi Nunes, que estava acompanhada de membros da equipe da secretaria municipal de Cultura e Turismo.

Além de discutir pontos como as necessidades e as potencialidades turísticas de cada uma das cidades que compõem a Região Ilha do Bananal, os gestores também elencaram sobre os subsídios para fortalecer o setor e a formatação de produtos turísticos unificados.  Para o presidente da Adetuc, Jairo Mariano, a união de forças em prol do impulsionamento do turismo e da cultura mostra a importância do alinhamento das políticas de incentivo para que atendam às reais demandas de cada um dos municípios e do trade turístico da região.

Potencial Regionalizado

Com a proposta de criar uma Instância de Governança Regional, organização com participação do poder público e dos atores privados dos municípios para envolver todo o trade turístico na tomada de decisão sobre as atividades de impulsionamento do turismo na Ilha do Bananal, os gestores das cidades da região, que somam uma população de cerca de 140 mil tocantinenses, ressaltaram as suas expectativas.

Agenda em Palmas

Ainda nesta quarta-feira a prefeita de Gurupi, Josi Nunes, se reuniu, em Palmas, com o presidente executivo do Sindicato das Indústrias Frigoríficas do Tocantins (Sindicarnes) Gilson Cabral, que solicitou a vacinação contra a Covid-19 dos colaboradores da indústria de alimentos da cidade. A prefeita informou que apresentará a reivindicação ao secretário municipal de Saúde.

Também em Palmas, Josi Nunes se encontrou com membros da Secretaria Estadual da Indústria, Comércio e Serviços. “A nossa pauta foi sobre a CEASA, sobre o recurso de cerca de R$ 1 milhão para fazer o alargamento da Av. Goiás, do trecho que vai do St. Vila Nova até o St. Industrial; e sobre a possibilidade da implantação do polo de confecções em Gurupi, entre outros temas que são de total interesse da nossa comunidade. Projetos que serão desenvolvidos em parceria com o governo do estado visando proporcionar geração de emprego e renda em nossa cidade e também para nossa região”, frisou a prefeita.