Por: Heliana Oliveira

Na manhã desta quarta-feira, 09, foi iniciado o curso de brigadistas municipais, uma parceria entre Prefeitura, por meio da Secretaria Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente, e Corpo de Bombeiros.

Com essa parceria, o município dará apoio ao Corpo de Bombeiros nas ações de combate a incêndios florestais neste período de estiagem, em que aumenta os focos de fogos.

O Comandante do Corpo de Bombeiros de Gurupi, Tenente Coronel Guimarães Filho, comentou que a corporação tem um poder de atuação limitado e quando recebe esse apoio do município aumenta a capacidade de atuação no que diz respeito ao combate a incêndios florestais. “Treinaremos 12 brigadistas, que serão divididos em duas equipes, que estarão aptos a nos dar esse suporte. Com esse reforço, a quantidade de ocorrências que vamos conseguir atender é bem maior do que se tivéssemos sozinhos. Com essa parceria, o município nos oferece condições de atendermos um número maior de ocorrências e chegar mais próximos de quem precisa de ajuda”, destaca.

Serão três dias de treinamento intensivo ministrado pelos bombeiros em que os servidores da Prefeitura terão aulas teóricas e práticas, com noções de primeiros socorros e combate a incêndios. Será explanado sobre os tipos de fogos, como é feita a aproximação aos incêndios, que tipos de materiais podem ser utilizados, de que forma podem atacar o incêndio e como cuidar-se para não ser atingindo pelas chamas. “Depois dessas aulas, eles estarão aptos a fazer o combate a incêndios, sempre acompanhados por bombeiros, para que de maneira alguma corram riscos”, explicou o Tenente Coronel Guimaraes Filho.

O Secretário Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente, Pedro Dias, adiantou que a intenção é montar uma equipe permanente de brigadistas da Defesa Civil para que auxiliem tanto nas ações de combate a fogos, como em outras situações como enchentes.

O coordenador da Defesa Civil Municipal, Zeferino Ferreira, comemora essa parceria e destaca a relevância do apoio que a Prefeitura oferece nesse trabalho árduo do Corpo de Bombeiros que reflete no bem-estar da comunidade gurupiense.