Geral|

Compartilhe:

 

Por Heliana Oliveira – Secom Gurupi

 

A Prefeitura de Gurupi, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente e da Defesa Civil Municipal recebeu na manhã desta quarta-feira, 07, o Projeto Foco no Fogo, que promove a educação ambiental de combate à incêndios por meio de orientação e sensibilização durante visitas realizadas nas propriedades rurais. Durante a ação também serão entregues cestas básicas e kits de prevenção contra o novo Coronavírus para as famílias carentes da zona rural.

 

A Diretoria de Desenvolvimento Sustentável da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), Karyne Sotero, explica que Projeto é voltado ao trabalho da educação ambiental, com objetivo de reduzir os níveis de queimada. “O Estado está com o decreto Fogo Zero, que são três meses que não pode atear fogo de maneira alguma. Explicamos sobre esse decreto. Queimar nesse período é crime e a pessoa pode responder judicialmente. Até o fogo de fundo de quintal não pode ter”, frisa. 

 

Karyne ainda comentou sobre a utilização do Aplicativo ODK Collect, criado por um professor da UFT de Gurupi, que proporciona mais agilidade aos agentes na captação dos dados pessoais de quem receberá a visita em sua propriedade, por meio de QR Code.

 

Conforme Karyne, quando a equipe chega na propriedade rural faz um questionário e as informações são registradas no aplicativo. Estas informações vão subsidiar o trabalho para o próximo ano. Já é o terceiro ano que este aplicativo está sendo utilizado. 

 

A Prefeita de Gurupi, Josi Nunes, comenta que a cidade tem baixos índices de queimadas e que é importante conscientizar a comunidade sobre evitar as queimadas, principalmente, nesse período do ano em que venta muito e um foco de fogo pode se alastrar rapidamente e destruir o meio ambiente. “Temos que ter consciência, evitar as queimadas e utilizar outros instrumentos para fazer a limpeza de áreas”, pontuou. 

 

Para o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente, Pedro Dias, essa parceria entre município e estado é importantíssima para a educação ambiental. “O Foco no Fogo visita as propriedades rurais, locais em que mais apresentam queimadas. Esse trabalho de conscientização é de extrema importância”, relatou. 

 

O Diretor Municipal de Meio Ambiente, Diego Rocha, explicou que Prefeitura já faz um trabalho preventivo às queimadas com os brigadistas, em parceria com os Bombeiros e as equipes da Secretaria de  Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente e da Defesa Civil Municipal estão acompanhando e dando suporte à equipe do Governo que realiza o Projeto Foco no Fogo. “Nossa equipe está acompanhando para também fazer o registro ambiental, com a utilização do aplicativo ODK. É importante essa parceria porque estamos ampliando nosso trabalho. Podemos considerar que estamos no início das queimadas e esse trabalho desde já ajuda demais na prevenção”, destacou.

 

Conforme Diego as equipes estão visitando propriedades no Industrial, Jandira, Vale Verde, Trevo da Praia, Associação 12 de outubro, Serrinha e Larguinha. 

 

Edovaldo Dias, que tem propriedade no Setor Industrial, comentou ser interessante essas visitas para alertar as pessoas sobre não realizar queimadas. Ele disse que nunca faz queimadas, que limpa a área com trator, mas que é uma prática comum na região. 

 

Foco no Fogo

O Projeto, realizado pelo Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) e do Comitê Estadual do Fogo, e em parceria com as Prefeituras, atenderá os 30 municípios com maior número de focos de calor registrados em 2020.

 

 

Entidades envolvidas:

Corpo de Bombeiros do Estado do Tocantins (CBMTO); Defesa Civil Estadual; Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh); Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins); PREVFOGO/IBAMA; Exército; Batalhão da Polícia Militar; Batalhão da Polícia Militar Ambiental (BPMA); Secretaria da Agricultura, Pecuária e Aquicultura (SEAGRO); Agência de Defesa Agropecuária (ADAPEC); Secretaria de Estado do Trabalho e Desenvolvimento Social (SETAS); ENERGISA; Prefeitura de Gurupi; Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente de Gurupi; Defesa Civil de Gurupi, entre outros

Comments are closed.

Close Search Window