Por Débora Ciany – Ascom Semeg

Dicas, informações e outros itens com diversas instruções vão subsidiar pais, alunos, escolas e professores, sobre todas as orientações necessárias para o retorno seguro e gradual às aulas presenciais na rede municipal de Educação de Gurupi, a partir de 30 de agosto.

Dois manuais de orientações, que vão funcionar como um guia, serão produzidos e repassados a toda comunidade escolar local para nortear as ações de acolhimento e adaptação à rotina de estudos e adequação às normas de segurança sanitárias em decorrência da Covid-19.

Nesta terça,10, e quarta-feira, 11, diretores escolares estiveram reunidos com representantes das diretorias de gestão pedagógica e de modulação e gestão de pessoas da Secretaria Municipal da Educação de Gurupi (SEMEG) para debaterem e definiram os detalhes de como melhor explicar, e ainda, os meios de preparar alunos e professores para enfrentar esse novo contexto escolar imposto pela pandemia do Coronavírus.

“É muito importante a participação de todos nesse processo de volta segura e organizada às aulas presenciais. Os diretores escolares vão levar tudo o que foi discutido e acertado aqui, a todas as suas equipes e também trouxeram sugestões para que possamos finalizar o nosso documento de retorno presencial das aulas em formato híbrido”, disse Jônatas Barreto, diretor de gestão pedagógica da SEMEG.

Ainda de acordo com Barreto, a reunião foi base para a confecção do manual de volta às aulas presenciais que vai se dividir em duas versões e nortear tanto alunos quanto professores acerca não somente das sinalizações sanitárias, regras de higiene e prevenção, quanto em relação à rotina e agrupamento de turmas no escalonamento das aulas no modelo híbrido de ensino que será colocado em prática.

Orientações

O primeiro manual informativo dirigido às famílias dos estudantes contará com orientações preventivas de acordo com as normas sanitárias contra a Covid-19, como o uso obrigatório de máscara, distanciamento social e manuseio individual de objetos de uso pessoal. “Será explicado tudo que cabe aos pais ou responsáveis e alunos no que diz respeito a essa nova forma de se relacionar com escola, o que é necessário levar para o ambiente de estudos, bem como aquilo que é desnecessário”, reforçou o diretor de gestão pedagógica.

Já o segundo guia, voltado a professores e escolas trará orientações organizacionais sobre como o planejamento das aulas deve ser feito, com a distribuição por turmas e carga horária, a logística com relação aos plantões de atendimento, e como será estabelecida a rotina no formato híbrido, levando em consideração que aulas remotas prosseguirão. “A compreensão, auxílio e participação da família e da escola neste momento é importante para que todo esse processo ocorra da melhor maneira e com o menor impacto possível sobre o aluno”, concluiu Barreto.