Por Débora Ciany/Ascom Semeg

Para prevenir a transmissão da Covid-19 entre estudantes e profissionais da rede básica de ensino de Gurupi, que retornarão às aulas presenciais no final deste mês, a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, fez a aquisição de materiais e insumos necessários aos cuidados contra a doença. Cerca de 45 mil itens foram repassados à Secretaria Municipal da Educação.

Faltando pouco mais de dez dias para o retorno gradual ao ensino presencial na rede municipal, as unidades escolares receberão reforço para garantia da segurança sanitária nos ambientes de sala de aula. “Nós temos a satisfação em receber esses recursos do Ministério da Saúde para que possamos repassar a Educação do município, e assim, contribuir no fortalecimento das ações preventivas para uma retomada segura e responsável. Queremos desta forma colaborar com um trabalho mais seguro das equipes educacionais e uma volta à escola mais tranquila para os estudantes”, explicou Vânio Rodrigues, titular da pasta da Saúde.

A aquisição do material foi possível em virtude de um convênio entre as secretarias da Saúde e da Educação de Gurupi o qual torna possível a implementação do Programa Saúde na Escola (PSE) que visa contribuir para a formação integral dos estudantes por meio de ações de promoção, prevenção e atenção à saúde. “Com o recurso específico que veio para Secretaria da Saúde para aquisição desses itens, faremos o quanto antes, o encaminhamento de todo o material para nossas unidades de ensino, já nesta perspectiva do retorno presencial que se aproxima”, disse Amanda Costa, Secretária da Educação de Gurupi.

Insumos

Nessa remessa, às unidades de ensino da rede municipal vão receber 170 litros de álcool a 70%, sendo 10 litros em gel e mais 120 na formulação líquida, mil máscaras descartáveis, 2 mil toucas, 40 mil folhas de papel toalha e mais mil unidades de protetor facial.