Geral|

Compartilhe:

Por Leilane Macedo – Secom Gurupi

 

Parceria, empreendedorismo e desenvolvimento socioeconômico. Essas foram as palavras-chaves que nortearam um evento onde a Prefeitura de Gurupi celebrou a assinatura de um termo de cooperação com o Sebrae/TO. O documento formaliza a adesão do município ao “Programa Cidade Empreendedora”.

 

A assinatura aconteceu na noite desta quarta-feira, 18. A parceria entre a gestão municipal e o Sebrae visa a realização de ações e políticas públicas de melhoria do ambiente de negócios, de fomento ao empreendedorismo e de promoção da competitividade empresarial com vista ao desenvolvimento socioeconômico local.

 

O diretor superintendente do Sebrae Tocantins, Moisés Gomes, destacou que essa cooperação possibilitará que administração pública municipal se torne mais eficaz, além de tornar o ambiente mais favorável para as empresas. “Cada município tem a liberdade de escolher por onde quer começar. Gurupi elencou as prioridades e isso vai trazer para nós trabalhar alguns dos 10 eixos dentro do Cidade Empreendedora, que vão desde treinamentos de equipes da gestão pública municipal, treinamento de lideranças locais, implementação de sistemas capazes de desburocratizar a relação entre as empresas e a Prefeita, até as ações de empreendedorismo de inclusão”, explicou Gomes.

 

A Prefeita Josi Nunes agradeceu a todos os envolvidos na formalização desta parceria e afirmou que, dentro do Programa Cidade Empreendedora, está sendo realizada uma capacitação voltada ao empreendedorismo, que será ministrada para mais de 400 professores e 5 mil alunos da rede pública municipal de Gurupi.

 

“Nós queremos que a nossa cidade cresça, que se desenvolva e para isso ela precisa que todas as áreas da nossa gestão trabalhem em conjunto e integradas. Mas ela precisa de alguns instrumentos e são estes instrumentos que a Prefeitura de Gurupi e o Sebrae irão desenvolver juntos. O nosso desenvolvimento econômico e social passa pelo empreendedorismo. Um dos caminhos é empreender e é isso que a Câmara dos Vereadores e a gestão municipal querem, nos associar com aqueles que possam colaborar conosco para criar essa cultura do empreendedorismo e para isso nós precisamos de  atitudes e comprometimento de todos”, frisou a prefeita de Gurupi.

 

 

Cidade Empreendedora

O Cidade Empreendedora é um programa do Sebrae com foco na aceleração do processo de desenvolvimento socioeconômico local, na melhoria do ambiente de negócios, no fomento ao empreendedorismo e na promoção da competitividade empresarial.

 

É disponibilizado ao município participante do programa um portfólio de soluções ofertadas pelo Sebrae e parceiros, em 10 eixos de atuação: gestão municipal, lideranças locais, desburocratização, sala do empreendedor, compras governamentais, empreendedorismo na escola, inclusão produtiva, marketing territorial e setores econômicos, cooperativismo e crédito e inovação e sustentabilidade.

 

Em Gurupi serão desenvolvidas várias ações como consultorias, oficinas, cursos, capacitações, palestras, formação de profissionais, seminários entre outros.

 

 

Programa Inova Gurupi

Ainda na noite desta quarta-feira foi assinado um convênio entre a Prefeitura de Gurupi e Sebrae/TO, que terá a duração de dois anos, para a realização das ações dentro do Programa Inova Gurupi.

 

Um dos investimentos previstos neste termo de cooperação será em pesquisa para utilização e validação do grafeno mineral, numa parceria com a mineradora Grafeno Amazonas, de Jaú do Tocantins, onde será testada e validada sua eficiência e viabilidade financeira na construção civil.  Outros eventos como o festival de gastronomia de Gurupi e o campeonato de pesca esportiva da região sul do Tocantins também serão viabilizados por meio desta parceria.

 

O convênio permitirá ainda a realização da 7ª edição da Semana Integrada de Ciência e Tecnologia de Gurupi-TO (SICTEG ON), que é considerada a maior feira técnico-cientifica do estado, tem com o tema “Transversalidade da Ciência, Tecnologia e Inovação para o Planeta”.