Por Fernando Vieira – Secom Gurupi

Com o intuito de debater, propor e executar com eficiência as políticas públicas de Assistência Social em Gurupi, foi realizada nesta sexta-feira, 20, a 9ª Conferência Municipal de Assistência Social, no auditório do Centro de Convenções Mauro Cunha.

A Conferência foi organizada pela Prefeitura de Gurupi, por meio da Secretaria Municipal do Trabalho, Assistência Social e Proteção à Mulher, juntamente com o Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS). O evento teve transmissão pelo canal da Prefeitura de Gurupi no Youtube, presencialmente, seguiu todos os protocolos sanitários de prevenção à saúde dos participantes devido a pandemia do novo Coronavírus.

O tema central da Conferência foi “A Assistência Social: Direito do Povo e Dever do Estado, com financiamento público, para enfrentar as desigualdades e garantir proteção social”.

O vice-prefeito e secretário do Trabalho, Assistência Social e Proteção à Mulher de Gurupi, Glaydson Nato, comentou sobre a relevância da Conferência. “É muito importante pois por meio dela veremos todas as deficiências e analisaremos de que forma podemos agir com mais eficácia para tentarmos amenizar o sofrimento das pessoas, esse é o nosso trabalho de toda equipe envolvida da Semtas”, disse.

Gleydson Nato reforçou sobre a importância do debate (foto: Lino Vargas)

Para a presidente do CMAS, Silvania Rodrigues, desenvolver uma política eficaz de assistência social é essencial para as pessoas que estão em situação de vulnerabilidade social.  “É o momento para avaliarmos e propor estratégias de melhorias para nossa política de assistência social, tanto no âmbito municipal quanto estadual e federal. Nosso objetivo é verificar os retrocessos que esta área vem sofrendo nos últimos anos, para que possamos de fato, melhorar, propor e executar uma política de qualidade”, destacou.

Presidente do CMAS, Silvania Rodrigues (foto: Lino Vargas)

A prefeita Josi Nunes, que participou por meio de um vídeo, agradeceu a presença dos participantes e disse que sua gestão, de forma humanizada, tem promovido todos os esforços na direção de uma assistência efetivamente acolhedora.  “É necessário enfrentarmos as desigualdades com a garantia e promoção cada vez maior dos direitos socioassistenciais que abrandam os problemas existentes, daqui sairão propostas que nortearão o futuro do SUAS”, comentou.

Usuário da política de assistência social, o aposentado Manoel Gomes participou do evento.  “Estou aqui representando o grupo dos idosos, nós estamos sendo valorizados pela prefeita Josi e seu vice Gleydson Nato que estão promovendo atividades que nos motivam a sermos inseridos na sociedade, o que nos traz felicidade. Estar aqui hoje e poder contribuir para que esse acolhimento seja cada vez melhor é muito gratificante”, relatou.

Durante a programação, foi ministrada palestra sobre o tema pela pedagoga e servidora da Semtas, Maria José Leite. Ela abordou sobre a importância das conferências, desde a municipal até a nacional, e os desafios do plano decenal de assistência social 2016-2026.

Servidora da Semtas, Maria José ministrou palestra magna sobre o tema central (foto: Lino Vargas)

Em seguida, foram realizadas discussões divididas em cinco eixos temáticos e, após todas as discussões e elaboração das propostas, serão escolhidos os delegados e suplentes para representarem Gurupi na Conferência Estadual que será realizada em Palmas.

Eixo 1 – A proteção social não-contributiva e o princípio da equidade como paradigma para a gestão dos direitos socioassistenciais no enfrentamento das desigualdades.

Eixo 2 – Financiamento e orçamento como instrumento para uma gestão de compromissos e corresponsabilidades dos entes federativos para a garantia dos direitos socioassistenciais.

Eixo 3 – Controle social: o lugar da sociedade civil no SUAS e a importância da participação dos usuários.

Eixo 4 – Gestão e acesso às seguranças socioassistenciais e a articulação entre serviços, benefícios e transferência de renda como garantias de direitos socioassistenciais e proteção social.

Eixo 5 – Atuação do SUAS em Situações de Calamidade Pública e Emergências.

Presenças

Participaram da Conferência os vereadores Davi Abrantes, Ronaldo Lira, Débora Ribeiro, André Caixeta, Leda Perini, César da Farmácia e Jair Souza.

Vereadores de Gurupi prestigiaram o evento (foto: Lino Vargas)