Por Fernando Vieira – Secom Gurupi

Uma ação envolvendo a Secretaria Municipal de Saúde (Semus) e a Secretaria Municipal do Trabalho, Assistência Social e Proteção à Mulher (Semtas-PM) de Gurupi foi iniciada na tarde desta quarta-feira (11) com o objetivo de localizar e vacinar pessoas em situação de rua contra a Covid-19.

Este grupo está sendo imunizado com a vacina Janssen, em dose única, e a escolha do imunizante é por conta da dificuldade de localizar estas pessoas para a aplicação da segunda dose. A busca ativa, que contou com o apoio da equipe do Centro de Referência Especializado em Assistência Social (CREAS), visa ampliar a vacinação contra a Covid-19, alcançando mais um grupo prioritário e assegurar o acesso às políticas públicas de saúde às pessoas em situação de vulnerabilidade social.

A equipe percorreu vários pontos da cidade e nesta tarde foram vacinados três moradores de rua. No entanto, as buscas serão contínuas para localizar e imunizar o maior número possível de pessoas.

“É uma ação que vai continuar em parceria com o CREAS, visando alcançar o maior número de pessoas deste grupo prioritário. É uma ação importante, pois são pessoas que tem maior dificuldade em buscar os postos de vacinação e também porque ficam mais expostos”, explicou o secretário de Saúde, Relmivam Milhomem.

O secretário do Trabalho, Assistência Social e Proteção à Mulher, Gleydson Nato, também ressaltou a relevância da ação. “A gestão tem olhado para a cidade como um todo, sem exceção, e cada cidadão merece atenção do poder público municipal. Vacinar os moradores em situação de rua é mais um passo em direção ao fim da pandemia. Essa população merece toda a atenção e respeito”, pontuou Gleydson.

Morador de rua sendo vacinado (foto: Lino Vargas)