Por Fernando Vieira – Secom Gurupi

A Prefeita Josi Nunes recebeu em Gurupi nesta terça-feira (17), o secretário de Estado da Indústria, Comércio e Serviços (Sics) e presidente da Agência de Mineração (Ameto), Tom Lyra. Na oportunidade foram realizadas reuniões com empresários de diversos segmentos para discutir sobre o potencial econômico da cidade e políticas públicas de fomento à economia.

Na primeira reunião do dia, com a participação de empresários do Parque Agroindustrial e do Centro da cidade, foram ministradas duas palestras: “Gurupi na rota do Desenvolvimento Econômico” e “Plano de Desenvolvimento Local – Gestão Municipalista Sics e Ameto”, ministradas pelo secretário Tom Lyra e pelo superintendente de desenvolvimento econômico da Sics, Iranilson Mota.

Depois das palestras, a prefeita Josi Nunes e o secretário Tom Lyra assinaram dois Termos de Cooperação Técnica. Um deles, entre o Governo do Estado, por meio da Sics, e a Prefeitura de Gurupi visando à articulação de ações estratégicas para impulsionar o desenvolvimento econômico do Tocantins; o outro, entre a Ameto e a Prefeitura, para proporcionar ações conjuntas de fiscalização e monitoramento das atividades minerais do Estado.

Na ocasião, Josi Nunes afirmou que conta com todo o apoio do Governo estadual para consolidar Gurupi como polo indutor de desenvolvimento. “Estamos em contato direto com o secretário Tom Lyra, para nos ajudar com suas estratégias de desenvolvimento econômico, a atrair novos investimentos e motivar nossos empresários locais a ampliarem seus negócios. Nós queremos fortalecer e facilitar a vida do empresário, mostrando que investir em Gurupi é sinal positivo de crescimento”, comentou a prefeita.

O secretário Tom Lyra destacou números positivos de Gurupi, como o crescimento na oferta de novos postos de trabalho, mostrando que a cidade está no caminho certo para crescer economicamente. “Foi uma agenda solicitada pela prefeita Josi, para que viéssemos explicar nosso modelo de incentivos fiscais e as políticas de governo para o desenvolvimento econômico do Sul do estado. E daqui, sairão bons resultados, sobretudo para a atração de novos negócios, saio daqui muito feliz e confiante no futuro de Gurupi”, afirmou Tom.

Para o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente, Pedro Dias, foi produtiva a agenda do titular da Sics em Gurupi. “Ficamos muito satisfeitos com a explanação sobre a simplificação do trabalho para facilitar a atração de investimentos, não só para trazer empresários de fora, mas para incentivar a expansão dos negócios já instalados, além de promovermos uma aproximação maior entre nossa secretaria e a estadual”, disse.

Quem também participou da reunião foi o presidente da Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) de Gurupi, Tony Batista. “Achei muito importante e fiz questão de participar. Estas reuniões mostram que o Governo está interessado em fortalecer o crescimento do município, e que existe esse canal de proximidade do Estado com o município e as entidades empresariais, contribuindo para atrair novas empresas para Gurupi”, afirmou.

Apicultura

O segundo encontro desta terça-feira foi voltado para o setor da apicultura, que contou com a participação de apicultores e meliponicultores locais, para debater sobre a importância desta atividade e incentivos à produção de mel. Uma palestra foi ministrada pelo economista e gerente de sistemas produtivos da Sics, Marcondes Martins, com o tema “Expansão da Cadeia Produtiva Apícola”.

Para o presidente da Federação Tocantinense de Apicultura (Fetoapi), José Neuto Souto, a reunião mostrou que a classe conta com o apoio dos Governos municipal e estadual. “A reunião trouxe assuntos importantes para nós apicultores e meliponicultores. Estamos otimistas, pois até então não tínhamos apoio e agora, com essa parceria entre Governo e Prefeitura, vemos um futuro promissor para fortalecer nossa cadeia de produção”, disse.

Confecções

A terceira e última reunião do dia reuniu integrantes da Associação dos Fabricantes de Confecção de Gurupi (ACG), que buscaram expor suas propostas, entre elas, a implantação de um laboratório para capacitação de pessoas com o objetivo de expandir Gurupi, por meio da indústria da moda, atendendo principalmente mulheres donas de casa, que atualmente encontram-se sem condições de contribuir com o orçamento familiar.

Presenças

Também participaram das reuniões o Vice-prefeito de Gurupi, Gleydson Nato; os vereadores Rodrigo Maciel, André Caixeta, Ronaldo Lira, Matheus Monteiro, Jair Souza, Débora Ribeiro, Zezinho da Lafiche, Davi Abrantes e Rodrigo Ferreira; além do vice-presidente da Fecomércio-TO, Domingos Tavares; da diretora de Indústria e Comércio de Gurupi, Daniella Vitorino; do gerente de relacionamento do Banco da Amazônia de Gurupi, Willian Carvalho; e de secretários municipais.