Por Fernando Vieira – Secom Gurupi

Fotos: Divulgação

Uma parceria firmada entre a Secretaria Municipal de Saúde (SEMUS) e a empresa Energisa Tocantins, resultou na entrega de equipamentos e insumos para o Laboratório Municipal de Gurupi que auxiliarão o município no combate à malária. A entrega foi realizada nesta quarta-feira (11).

Segundo a Secretaria de Saúde, as doações cumprem as propostas do Plano de Ação Contra a Malária (PACM), e Gurupi foi um dos municípios contemplados mediante pactuação entre a empresa, a Secretaria de Saúde do Estado do Tocantins, as secretarias municipais, o LACEN e o Laboratório de Entomologia do Tocantins.

Os equipamentos recebidos foram Microscópio Bacteriológico, Kit de insumos para laboratório, Equipamentos de aspersão de compressão prévia, Kit de EPIs Controle químico e Kit de material educativo, além de uma capacitação. As doações foram feitas pela empresa Ambientare Soluções Ambientais, que representou a Energisa Tocantins. A ação foi acompanhada pelo Secretário Municipal de Saúde, Relmivam Milhomem, pela Coordenadora-Geral da Policlínica, Arielle Urzedo e pela biomédica responsável pelo laboratório municipal, Karyna Freitas.

“Além de estarmos recebendo alguns insumos para diagnóstico de malária, teremos também uma capacitação em parceria com o Lacen em Palmas, para estarmos melhorando e aperfeiçoando nossa metodologia no diagnóstico de malária”, disse a responsável pelo laboratório municipal, Karyna Freitas.

O secretário municipal de Saúde, Relmivam Milhomem, enalteceu a parceria e o benefício dos equipamentos recebidos. “Recebemos com muita alegria esses equipamentos e insumos encaminhados pela Energisa, que sem nenhuma dúvida irão somar nesse momento de enfrentamento à Pandemia e no atendimento de uma forma geral para a população de Gurupi. Aos parceiros envolvidos deixamos nosso agradecimento”, comentou.