Por Débora Ciany – Ascom Semeg

As aulas no ensino presencial serão retomadas com novidade para alunos da rede municipal da Educação de Gurupi. As disciplinas serão ministradas com o incremento da musicalização para estudantes da Educação Infantil e Ensino Fundamental I, além daqueles que recebem Atendimento Educacional Especializado (AEE). Durante toda esta sexta-feira, 13, uma oficina de sonoridade e ritmos, está sendo ofertada pela Prefeitura de Gurupi por meio da Secretaria Municipal de Educação (SEMEG).

Ao todo 90 professores serão capacitados durante a oficina que tem como estratégia, ensino e aprendizagem para sala de aula. O projeto deve ser implementado nas escolas do município a partir já deste semestre, e será realizado em parceria com a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação, Cultura e Turismo de Gurupi. “A música é muito importante na educação infantil, através dela a criança assimila, trabalha o corpo, o ritmo, a coordenação motora, sem falar que trabalha praticamente todos os campos de experiência”, explicou Elielma Nunes, Coordenadora da Educação Infantil da SEMEG.

As oficinas de musicalização foram previstas num projeto apresentado à Prefeitura de Gurupi por uma escola de música da cidade beneficiada com auxílio cultural da lei Aldir Blanc. A proposta é da professora de música, Ana Lúcia Ribeiro Garcia, responsável por ministrar as oficinas. Segundo ela, as técnicas repassadas promovem a sensibilização, compreensão e desenvolvimento de habilidades como percepção, coordenação motora e ritmo.

Prática

As aulas estão divididas em dois períodos com repasse de conteúdo teórico e prático. Os professores estão aprendendo novos jogos musicais, percussão corporal e atividades rítmicas utilizando a voz, o corpo e materiais simples como elementos fundamentais na criação, execução e apreciação musical.

A professora Ana Lúcia Garcia é graduada em Licenciatura em Música pela Universidade de Brasília (UnB). Pós-graduada em Música em Contextos Educacionais pela mesma instituição. É também pós-graduada em Arte Educação pelo Instituto Federal do Tocantins (IFTO).