Boletim COVID-19|

A Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde de Gurupi (SEMUS) informou que até às 13 horas desta sexta-feira, 17, foram confirmados 14 novos casos de Covid-19 na cidade. Testaram positivo 05 homens, de 24 e 53 anos; e 09 mulheres, entre 01 e 80 anos.

Nesta sexta-feira, 20 pessoas que estavam em tratamento contra Covid-19 receberam alta médica.

Foram feitos na Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24h) 20 exames swab em 08 homens, entre 13 e 87 anos, e em 12 mulheres, entre 05 e 72 anos.

Na UBS Nova Fronteira foram realizados 02 testes swab em uma criança do sexo feminino, de 06 anos, e em 01 criança do sexto masculino, de 03 anos.

No Centro de Triagem foi realizado 01 teste swab em 01 mulher de 21 anos.

No Hospital da Unimed foram realizados 03 testes swab em uma mulher, de 32 anos, e em 02 homens, de 43 e 91 anos.

Gurupi contabiliza nesta sexta-feira, 40.819 casos descartados; 37 suspeitos; 15.142 casos confirmados, destes 10.740 estão recuperados, casos ativos com risco de transmissão somam 115 e 272 pessoas faleceram.

Internações

Na Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24h) está sob os cuidados da equipe médica, uma mulher de 80 anos.

Na enfermaria do Hospital Santa Catarina não há pacientes internados no momento.

Na UTI do Hospital Unimed continuam internados um homem, de 72 anos, e 02 mulheres, de 56 e 71 anos.

Vacinômetro

A coordenação de imunização da Secretaria Municipal de Saúde de Gurupi informou que até às 13 horas desta sexta-feira, foram aplicadas 76.453 doses da vacina contra a Covid-19.

Recomendações

A Secretaria Municipal de Saúde reforça que as medidas de prevenção são extremamente necessárias para evitar a transmissão, principalmente aos grupos de risco, e alerta sobre a importância da higienização das mãos com água e sabão, uso do álcool 70%, e uso da máscara.

Ressalta que o esforço deve ser coletivo e o isolamento social deve ser priorizado. O momento não é para festividades, confraternizações, encontro de amigos e familiares, visitas, viagens, pois a atual situação exige que o isolamento social seja prioridade. Quanto menos contato com outras pessoas, menor é a chance de ser infectado pelo Coronavírus. Dessa forma, o cidadão irá proteger tanto seus familiares quanto outras pessoas e evitar a propagação do vírus.

Disque-Denúncia

O gurupiense que observar irregularidades no cumprimento das normas de restrição, aglomerações, desrespeito ao distanciamento social e ao decreto publicado pela prefeitura pode denunciar pelos canais: 3315-0077, de segunda à sábado, das 8 às 18 horas. E ainda pelo disque denúncia do Ministério Público Estadual (MPE) -127.