Por Fernando Vieira – Secom Gurupi

Com o objetivo de aproximar a população do poder público e atender as necessidades da comunidade gurupiense de forma mais efetiva, a Prefeitura de Gurupi iniciou nesta sexta-feira (03), mais uma etapa da ação “Gurupi Bem Cuidada”. Desta vez, os bairros Jardim Tocantins I e II, e Jardim da Luz passarão por dezenas de serviços nos próximos 30 dias.

Na solenidade que marcou a abertura dos serviços, a prefeita Josi Nunes lembrou que sua gestão é participativa e que as ações da Prefeitura devem estar em sintonia com os anseios da comunidade. “Nós viemos aqui, conversamos antes com a comunidade, andamos no setor, verificamos as principais necessidades e agora estamos vindo com as ações. A participação popular é fundamental, a sociedade tem que participar e dizer o que ela deseja. Assim conseguiremos, juntos, manter uma Gurupi limpa, bonita e saudável”, ressaltou.

No mesmo pensamento, o Vice-prefeito Gleydson Nato também argumentou que Gurupi carecia de uma aproximação da gestão municipal com as pessoas. “Essas ações são muito importantes, a Prefeitura tem que sair dos gabinetes e estar nos bairros para poder ouvir as demandas da população, para que possamos cada vez mais acertar e fazer uma gestão que faz a diferença”, enfatizou.

Comunidade

Os moradores que participaram da ação se mostraram satisfeitos e agradeceram à gestão pela atenção especial aos moradores. “Para mim isso aqui é novidade, estou com mais de oito anos morando aqui e é a primeira vez que vejo uma ação como esta. Quero parabenizar a Prefeitura, por essa ação que estão fazendo, isso é muito gratificante”, relatou o motorista Weldon Farias.

“É uma ação muito importante, que envolve toda a comunidade e com isso a gente fica mais próximo do poder público, é uma excelente troca de experiências”, acrescentou a autônoma Simone Alves.

Prefeita e vice destacaram a aproximação da gestão com a população (foto: Lino Vargas)

Serviços

A secretaria municipal de Infraestrutura realizará serviços de limpeza, recolhimento de entulhos e galhadas, operação tapa-buracos, construção de meios-fios, terraplanagem de Ruas dos setores, manutenção da iluminação pública, entre outros serviços. A Agência Gurupiense de Desenvolvimento (AGD) realizará podas de árvores, jardinagem de canteiros e auxiliará, em parceria com a Diretoria de Meio Ambiente, no plantio de mudas nativas pelos bairros.

Serviço de tata buracos (foto: Lino Vargas)

O secretário municipal de Infraestrutura, Thiago Barros, destacou que as ações servem para incentivar os moradores a auxiliarem na manutenção da limpeza da cidade. “Precisamos da contribuição de todos, poder público junto com a comunidade para manter nossa cidade limpa. Temos os dias da coleta regulares, então cada morador deve acondicionar seu lixo correto e fazer o descarte regular do seu entulho e galhada para mantermos nossa cidade organizada”, afirmou.

O córrego Pouco do Meio corta os bairros beneficiados e a Diretoria de Meio Ambiente, está com a equipe promovendo ações de educação ambiental. “Trouxemos nossa equipe e além de contribuir com o trabalho de limpeza do córrego e desassoreamento do leito do Pouso do Meio, faremos também um trabalho de educação ambiental com a comunidade, para evitar que tenhamos acúmulo de lixo e combater os transtornos causados durante o período chuvoso”, explicou o diretor de Meio Ambiente, Diego Rocha.

Limpeza do Córrego Pouso do Meio (foto: Lino Vargas)

Além disso, a Agência Municipal de Trânsito e Transportes (AMTT) também realizará ações de sinalização e outras pastas como a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Departamento Municipal de Posturas também estão participando com suas ações de regularização fundiária e notificação dos moradores quanto a descartes incorretos de lixo e entulho.

Serviços de sinalização viária (foto: Lino Vargas)

As ações serão realizadas nos três bairros até o dia 03 de outubro.

Saúde

Os moradores também poderão contar com serviços na área da Saúde. O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) está castrando gatos e agendando castração para cães, realizando exame para o diagnóstico do calazar e vacinação antirrábica. Também estão sendo oferecidos testes rápidos de Covid-19, vacinação contra a gripe e ações de prevenção e combate à dengue. Os serviços da Secretaria Municipal de Saúde serão realizados nesta sexta-feira (03) e nos próximos dias 08 e 09 de setembro, das 08h às 14h, próximo a ponte do córrego Pouso do Meio, na Avenida Pernambuco.

Serviços do CCZ foram levados ao bairro (foto: Lino Vargas)

Parceria

Com o intuído de deixar a ação ainda mais humanizada, a equipe do gabinete da prefeita em parceria com a secretaria municipal do Idoso; a Associação Gurupiense dos Amigos do Basquete (AGAB); Sesi/Senai e Rotary Club, proporcionaram o estande ‘Saúde e Vida’, oferecendo ginástica laboral, doação de mudas de plantas medicinais e degustação de chás medicinais.

Na oportunidade, também entregaram uma cadeira de rodas e muletas para pessoas portadoras de necessidades especiais. O técnico em eletrodomésticos, Mauryzan Barbosa, recebeu uma cadeira de rodas. “Uma ação muito importante e necessária, a prefeita tem dado uma importância primordial para nós que temos limitações físicas, só temos a agradecer”, comentou.

Doação de cadeira de rodas (foto: Lino Vargas)

Presenças

A solenidade que marcou o início das ações foi prestigiada pelos vereadores Ivanilson Marinho, André Caixeta, Jair Souza, Colemar da Saborelle, Débora Ribeiro, Zezinho da Lafiche, César da Farmácia e Mateus Monteiro.

Doação de mudas de plantas medicinais (foto: Lino Vargas)