Por Heliana Oliveira – Secom Gurupi

“A luta por essa conquista é antiga. Estamos muito felizes porque agora vamos ter o nosso documento em mãos, é a realização de um sonho. Chegou o nosso momento. Com documentos em mãos agora é só alegria”, comemorou Maria das Graças Pimentel, moradora da Vila dos Funcionários há 25 anos. Ela foi uma das 122 famílias do setor que recebeu o título definitivo de sua propriedade na tarde desta sexta-feira, 24.

A ação faz parte do Programa de Regularização Fundiária Urbana do Governo do Estado, que tem como objetivo assegurar o direito à moradia e entregou em Gurupi 179 títulos, sendo 122 na Vila dos Funcionários e 57 na Vila São José. As solenidades de entrega aconteceram na sede da Agência Tocantinense de Transportes e Obras (Ageto), na Vila Guaracy e na feira coberta Joaquim Francisco Lopes, Vila São José, dando fim a uma espera de mais de 30 anos pelo direito à moradia digna e segura.

Para o governador Mauro Carlesse, é uma alegria muito grande poder promover essa felicidade aos moradores dos dois bairros. “Chegou a hora de entregar estes títulos a estas famílias que tanto esperavam. A pessoa com o documento do imóvel em mãos vai ficar mais tranquila, mais feliz. É isso que queremos, devolver a dignidade às pessoas!”, comentou.

A Prefeita Josi Nunes lembra que esta luta é antiga e já tentava buscar soluções para este problema desde quando ocupava uma cadeira na Assembleia Legislativa e agora, no governo de Mauro Carlesse, este sonho está sendo realizado. “Foram anos e anos de espera, que hoje se torna uma realidade”, comemorou. A prefeita ainda comentou que a luta por regularização urbana em Gurupi vai continuar, pois a cidade tem cerca de 10 mil imóveis ainda irregulares.

Terezinha Macedo, mora há mais de 25 anos na Vila dos Funcionários e sonhava com este dia para poder ter segurança de ser a dona do seu imóvel.

O senhor Odair Furtado, que também é morador da Vila dos Funcionários, há mais de 25 anos, lembra que muitas foram as promessas feitas da entrega dos títulos e sempre frustradas. “Mas hoje nosso sonho está sendo realizado”, contou feliz.

Na Vila São José os moradores também estavam satisfeitos, como o senhor Ruberson de Oliveira, que mora no bairro mais populoso de Gurupi há 30 anos e aguardava por este documento. “Hoje é um dia de honra. Essa documentação estava engavetada há muito tempo. Eu já tinha procurado uma maneira para conseguir e agora estamos sendo contemplados. Estamos felizes”, destacou, completando que o trabalho da prefeita Josi Nunes ajudou bastante para a concretização deste sonho.

Dona Joana Gomes, moradora da Vila São José há 20 anos, fala que agora tem a certeza que o imóvel pertence a ela. “Até então estávamos em insegurança. Agora com o documento nas minhas mãos posso assegurar que o lugar em que vivo é meu. Sonhava com este dia”.

Presenças

A solenidade contou com a presença do vice-governador Wanderlei Barbosa; do vice-prefeito de Gurupi, Gleydson Nato; do deputado federal Carlos Gaguim; de deputados estaduais; de vereadores de Gurupi e secretários municipais.