Geral|

Compartilhe:

Por Luan Matos – Estagiário da Secult

 

Resgatando a história de Gurupi e o passado de um povo simples e sonhador. Desde o início desta semana o Museu Histórico Benjamim Rodrigues de Gurupi está aberto ao público para visitação, as peças estão expostas no salão principal do Centro de Convenções Mauro Cunha. Estão expostas fotografias do fundador da cidade, cujo nome foi emprestado ao museu, além de objetos pessoais de sua família, acessórios, esculturas, móveis, tudo disponível para a visitação da comunidade.

 

Pessoas de cidades próximas a Gurupi estão visitando a exposição e deixam o local admiradas com o que veem. É o caso de Nádia Martins, que trabalha na UBS de Sucupira “Gostei muito das câmeras antigas e das moedas que estão expostas, senti vivendo no passado”, disse Nádia.

 

O coordenador de saúde Edson Cardoso destacou a importância da exposição. “É muito importante esse tipo de evento, afinal podemos entender parte da história da cidade, cada peça tem a sua importância”, ele disse ainda que tinha um televisor antigo na sua casa, bem parecido com o que ele viu no museu.

 

A enfermeira Renata Souza se encantou com a exposição “A exposição tá linda e bem motivadora, gostei muito do que vi”, destacou.

 

A Secretaria de Cultura e Turismo (Secult) de Gurupi participa da 15ª edição da Primavera dos Museus, realizada pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram). O evento acontece até o dia 23 de setembro, no Centro de Convenções Mauro Cunha. A edição de 2021 tem como tema “Museus: Perdas e Recomeços”.

 

Mesa Redonda

Durante a programação, nesta quarta-feira (22/09) às 19 horas no auditório do Centro de Convenções Mauro Cunha, haverá uma Mesa Redonda com o tema: A história e a música gurupiense, com as participações do professor, poeta, contista, cantor e compositor Adônis Delano, Helcias Amaral, do cantor Chico Chocolate e do jornalista Paulo Albuquerque.

 

No dia 23 (quinta-feira), às 19 horas no Centro de Convenções Mauro Cunha, haverá uma conversa com historiadores sobre a importância do museu, a educação e os registros da formação da cidade com o professor e historiador Roberto Ribeiro e a professora Deusderes Alves Acácio.

 

Comments are closed.

Close Search Window