Boletim COVID-19, Geral|

Compartilhe:

O município já há algum tempo tem observado a diferença significativa entre o número geral de casos diagnosticados, o número de casos ativos e o número de pacientes recuperados da Covid-19. Procurando trazer transparência e facilidade para a população entender o boletim e a atual situação da nossa cidade, a pasta de Vigilância Epidemiológica elaborou um novo método para contabilizar e acompanhar os números atuais de Covid-19.

 

Nosso antigo método contava com a ajuda das UBS’s e do acompanhamento que elas faziam com os pacientes infectados. Porém, após uma conversa com os coordenadores responsáveis e a junção dos dados colhidos por elas, percebemos que o número de altas liberadas e notificadas eram sempre inferiores ao número de casos infectados. 

 

Essa diferença de quantidade em um período recorrente, levou à diferença que vimos até ontem (26/09/2021). Os números de casos diagnosticados eram de 15.191, e o número de recuperados era de 10.993, subtraindo um pelo outro tínhamos a diferença de 4.198. Desse número, ainda tínhamos de subtrair o número de óbitos (275) e o número de casos ativos atualmente – casos dentro de um período de 14 dias – (84). O resultado final chegava a 3.839. O que representa esse resultado? Esses 3.839 são pessoas que foram infectadas, notificadas e cumpriram os 14 dias de isolamento, entretanto não compareceram nas UBS’s para receberem alta e finalizarem suas notificações.

 

Para corrigir isso, o município já elaborou uma planilha automatizada para corrigir essa diferença. Vamos contar todos os casos dos últimos quatorze (14) dias e automaticamente dar a alta a esses no fim desse período. Exemplificando: Uma pessoa que recebeu um diagnóstico detectável em 12/09, estaria hoje (27/09) entrando no seu 15º dia desde a infecção. Quando isso ocorrer, ela vai deixar de contabilizar o quadro de casos ativos e passará a integrar o quadro de casos recuperados.

 

Levando em conta as informações apresentadas, a partir de hoje (27/09/2021), o número de recuperados será de 14.841. Fazemos isso para que toda a população possa ter uma noção mais apurada e atualizada dos boletins e consiga acompanhar os avanços que o município continua a fazer no combate à Covid-19.

 

Informações Adicionais: Apesar de não serem dados essenciais para a formulação do boletim diário, aconselhamos a todos aqueles que foram infectados com a doença que retornem às UBS’s ao fim do seu atestado para receberem a alta com o devido acompanhamento médico.

Comments are closed.

Close Search Window